MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Arruda integra candidatura da Rede Cultura 2027 a Capital Europeia da Cultura

A Campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura arranca hoje sob o lema "Curar o Comum", que vai ao encontro do território e dos cidadãos. Arruda dos Vinhos é um dos 26 municípios que integram a Rede Cultura 2027

“Este é o momento em que se materializam intenções, se definem eixos de ação e se comprovam as bases de sustentabilidade desta candidatura. O momento em que se diz, orgulhosamente, Somos Candidatos”.

As palavras do Coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, marcam a chegada do momento eliminatório de pré-seleção antes da decisão final, com a defesa da candidatura da Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 a acontecer em março, entre os dias 7, 8 e 9, em Lisboa.

No sentido de envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura “Curate the Commons/Curar o Comum” vai arrancar uma campanha de comunicação que divulga o mote da candidatura e aponta para os seus eixos essenciais.

A campanha irá acompanhar a fase de avaliação e defesa do Bidbook ao longo de um mês, lançando vários temas, a começar pela imagem do castelo em anexo, de 25 de janeiro até final de fevereiro.

Partindo do mote da candidatura – Curar o Comum - já anunciado com a apresentação do Bidbook e o lançamento do filme, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura nas diferentes mensagens da campanha, que vai cruzar os meios tradicionais locais com os meios digitais.

“Esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território. Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura. Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável. Este é um território capaz de ser protótipo de uma ideia de Europa, o território onde o Menino do Lapedo nos ensinou que neandertais e sapiens coabitaram e criaram juntos. O envolvimento de todas as entidades da Rede2027 na campanha da candidatura será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha, criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura”, conclui Paulo Lameiro.

Recorde-se que Arruda dos Vinhos é um dos 26 municípios que integram a Rede Cultura 2027.



Calendário da Candidatura
Encerramento do convite para apresentação de candidaturas - 23 de novembro de 2021
Reunião de pré-seleção em Lisboa - 1.º trimestre de 2022
Publicação do relatório de pré-seleção - 1.º trimestre de 2022
Encerramento do prazo de apresentação das candidaturas revistas para a seleção final - A definir
Possíveis visitas às cidades pré-selecionadas - A definir
Reunião de seleção final em Lisboa - 4.º trimestre de 2022
Publicação do relatório de seleção final - dezembro de 2022/janeiro de 2023
Designação da Capital Europeia da Cultura / Portugal 2027 - dezembro de 2022/janeiro de 2023







Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados