AMAGÁS
A AMAGÁS – Associação de Municípios para o Gás é uma associação de municípios que procura dinamizar o uso do gás natural como fonte de energia económica, segura e mais amiga do ambiente.
Esta associação visa acautelar os interesses dos municípios face aos operadores das redes de gás, promover a segurança dos equipamentos que utilizam o gás e a certificação dos mesmos e apoiar o uso do gás natural e o biogás nos transportes.
AMEGA
A AMEGA – Associação de Municípios de Estudos e Gestão de Água foi constituída em outubro de 1994 e integra 19 municípios: Alcanena, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cascais, Constância, Entroncamento, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha, que desenvolvem a sua atividade de distribuição domiciliária de água na área de influência da EPAL.
A associação tem por objeto o estudo de questões relacionadas com a distribuição domiciliária de água e com a coleta e tratamento de águas residuais e o fomento da cooperação entre os associados em matéria de política da água.
-
Morada:
Rua Almirante Gago Coutinho 6, 2.º
-
Localidade:
1885-035 Moscavide
-
Telefone:
219 447 763
AMPV
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi criada a 30 de abril de 2007 e apresenta-se como porta-voz de todos os municípios com vincada tradição vitivinícola.
Desenvolve ações e atividades de interesse comum a todos os seus municípios associados a nível local, nacional e europeu e tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade.
Entre os seus objetivos estratégicos está a valorização do potencial endógeno dos territórios cuja economia, cultura e identidade histórica estão fortemente associadas ao vinho.
-
Morada:
Torreão do Mercado Municipal, Rua 16 de Novembro
-
Localidade:
2070-207 Cartaxo
-
Telefone:
243 790 409
-
E-mail:
ampvinho@gmail.com
-
Site:
ampv.pt/
ANMP
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) é uma entidade de direito privado, fundada em maio de 1984.
São membros da ANMP todos os Municípios Portugueses e Associações de Municípios que declarem aderir à Associação mediante deliberação do órgão executivo (Conselho Diretivo) e aprovação pelo órgão deliberativo (Conselho Geral).
A ANMP tem como fim geral a promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local e, em especial: a representação e defesa dos Municípios e das Freguesias perante os órgãos de soberania; a realização de estudos e projectos sobre assuntos relevantes do Poder Local; a criação e manutenção de serviços de consultadoria e assessoria técnico-juridica destinada aos seus membros; o desenvolvimento de acções de informação dos Eleitos Locais e de formação e aperfeiçoamento profissional do pessoal da administração local; a troca de experiências e informações de natureza técnico-administrativa entre os seus membros; a representação dos seus membros perante as organizações nacionais ou internacionais.
-
Morada:
Avenida Marnoco e Sousa, 52
-
Localidade:
3004-511 Coimbra
-
Telefone:
239 404 434
-
E-mail:
anmp@anmp.pt
-
Site:
www.anmp.pt/index.php
-
Mais informação:
Integra a secção de municípios "cidades inteligentes" e a secção de municípios com atividade taurina
GIAV - Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vitima
Em Junho de 2015 foi assinado, com o Instituto de Segurança Social, IP o Acordo Atípico para resposta de Centro de Atendimento – Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima. O Gabinete que era Local torna-se assim Intermunicipal, alargando geograficamente a sua área de intervenção aos Municípios da zona Oeste que não possuem este tipo de resposta especializada.
O GIAV assume a necessidade de dar respostas coordenadas às vítimas de violência doméstica, num espaço de acompanhamento, diagnóstico, avaliação do risco, informação dos direitos e respostas existentes e encaminhamento para os serviços competentes.
Leader Oeste- Associação de Desenvolvimento Rural
A Leader Oeste é uma Associação privada sem fins lucrativos criada em 1994 e sedeada na vila do Cadaval, distrito de Lisboa, região NUTS III Oeste. Trata-se de uma organização cujo objecto social é, resumidamente, levar a cabo acções de dinamização no sentido do desenvolvimento local das freguesias mais rurais da região Oeste. Neste sentido, o trabalho desenvolvido por esta organização tem estado centrado na implementação de projectos sociais, culturais e económicos que privilegiam os actores do meio local rural do Oeste.
Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE)
A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) foi constituída em 2005, no quadro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), sendo regida pela Carta das Cidades Educadoras, documento unificador na definição das políticas dos municípios. A Rede de Cidades Educadoras constitui uma plataforma de trabalho, partilha e de conhecimento para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas, sendo que conta atualmente com a participação de 510 municípios e de 34 países de todos os continentes.
-
Morada:
Rua do Ouro, 49, 5º andar
-
Localidade:
1100-038 Lisboa
-
Telefone:
218 171 142
-
Site:
www.edcities.org/pt
Rota Histórica das Linhas de Torres
A Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) é uma Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, sem fins lucrativos, constituída pelos municípios fundadores de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e que pode acolher, na qualidade de associados, outras entidades públicas e privadas, pessoas singulares ou coletivas, que possuam interesse na valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras. A RHLT mantém também relações de cooperação e colaboração com outras associações nacionais e estrangeiras que tenham objetivos semelhantes.
-
Morada:
Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 12
-
Localidade:
Sobral de Monte Agraço
-
Telefone:
261 942 296
-
E-mail:
info@rhlt.pt
-
Site:
www.rhlt.pt
RUTIS
A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, criada em 2005.Tem um pólo no Porto (Academia RUTIS Porto).
Os principais objectivos da RUTIS são z promoção do envelhecimento activo e a valorização das Universidades Seniores (denominação registada, pela RUTIS, como Marca Registada no Instituto Nacional de Propriedade industrial) sendo estas “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. As actividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”.
A RUTIS é membro de diversas redes nacionais e internacionas e é a única instituição nacional com acordo com o estado para a promoção do envelhecimento activo. Ver prémios e distinções da RUTIS.
A RUTIS tem actualmente 305 UTIs como membros, 45.000 alunos seniores e 5.000 professores voluntários nas universidades seniores.
A importância social da RUTIS e das Universidades Seniores foi reconhecido oficialmente pela Resolução de Conselho de Ministros nº76/2016 de 29 de Novembro de 2016.