ViverServiços municipais

Jornadas da Educação


2022 - setembro - Mês da educação


"A educação depende de um somatório de fatores e apostas que vão da disponibilização de transportes escolares e equipamentos a apoios, políticas, ao nível dos recursos humanos e materiais em geral mas, também, princípios, valores e vetores orientadores pedagógicos e curriculares. A aposta na educação será, para o município, sempre uma boa ideia. Valeu a pena por isso o Mês da Educação. Valerá sempre!

Porque é preciso contribuir para construir uma escola e educação, em geral, com uma identidade de século XXI. Envolver é essencial para que isso possa suceder. Um mês da educação mas, também da juventude, do desporto e dos hábitos saudáveis, da cultura, da mobilidade e do respeito pelos recursos naturais e da valorização do património em Arruda dos vinhos é, localmente, um passo importante. Alguns pressupostos foram importantes, nomeadamente entender e afirmar Arruda dos Vinhos como um território educativo, reconhecer a educação como uma alavanca concelhia para o desenvolvimento local e a importância dos profissionais da educação. Por último, conceber a educação de forma alargada valorizando o respeito pelo património e recursos, a cidadania, os hábitos saudáveis, o encontro intergeracional, o incremento da inovação e aposta no talento."
Carlos Alves - Vice-Presidente da Câmara Municipal




2021



As Jornadas da Educação 2021 realizaram-se no dia 19 de junho, em formato online através da plataforma Zoom devido à situação pandémica da COVID-19.






2019

No dia 26 de abril de 2019 tiveram lugar as Jornadas da Educação, com a participação de 250 alunos e cerca de 50 professores, tendo sido apresentados trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos do concelho, e onde estiveram alguns oradores partilharam conhecimento e experiências de sucesso na área da educação do século XXI.

   






2018

As Jornadas de Educação tiveram lugar nos dias 13 e 14 de abril de 2018. Ouvir e analisar outras experiências, como a Escola da Ponte e outros municípios que participaram com outras experiências, foi o mote que teve como principal objetivo não só afirmar na nossa região e no país que Arruda dos Vinhos é também um concelho educador de excelência e com elevados pergaminhos e resultados que o demonstram, sendo claramente a Educação um dos setores mais competitivos que temos, mas também aproveitar pontos de contacto com outras experiências que nos permitam enriquecer e trabalhar cada vez mais e melhor para prepararmos a Escola (toda a comunidade escolar) e sobretudo os nossos Alunos e jovens para os desafios de futuro que temos pela frente.

Estas Jornadas foram mobilizadoras de toda a Comunidade Escolar, e saímos depois de 14 de abril, todos juntos, reforçados neste objetivo que é construir uma Escola de acesso público e sem reservas, de igualdade de oportunidades para todos, de extraordinária qualidade, e que prepare os nossos jovens para serem primeiro excelentes cidadãos e boas e responsáveis Pessoas, e depois grandes profissionais altamente qualificados e preparados para poderem ser bem-sucedidos e sobretudo serem felizes no futuro.



 
 

       

Documentos Relacionados

Setembro - Mês da Educação 2022 - ebook
Jornadas da Educação 2019 - programa
Jornadas da Educação 2018 - programa
Jornadas Educação 2018 - conclusões

Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados