2024 - Setembro - Mês da Educação
"A cultura, que é nossa obrigação expandir infinitamente, é indissociável da educação e Arruda dos Vinhos é um concelho que coloca nesta um foco estratégico. A educação é entendida como o fator maior de desenvolvimento e atratividade do concelho, com as pessoas sempre no seu centro. De excelência como fica espelhado ano após ano nos resultados dos Exames Nacionais. O município tem, por isso, em mente continuar a construir uma escola de futuro com uma identidade de século XXI."
Carlos Alves - Presidente da Câmara Municipal
2023 - setembro - Mês da Educação
"Mês da Educação, setembro, está repleto de atividades, iniciativas e eventos em que a educação se eleva acima da espuma dos dias e se assume como compromisso. Com o futuro. (...)
A escola não pode ser uma One Stop Shop onde se depositam crianças e jovens mas um espaço formador de cidadãos críticos.
A educação é e será sempre uma mais-valia para as nossas vidas. Não está em exclusividade nos espaços educativos convencionais nem nos resultados dos exames. Não é isso que pretendemos para o nosso concelho. Tem valências múltiplas que ambicionamos ver espelhadas neste Mês da Educação."
Carlos Alves - Vice-Presidente da Câmara Municipal
2022 - setembro - Mês da educação
"A educação depende de um somatório de fatores e apostas que vão da disponibilização de transportes escolares e equipamentos a apoios, políticas, ao nível dos recursos humanos e materiais em geral mas, também, princípios, valores e vetores orientadores pedagógicos e curriculares. A aposta na educação será, para o município, sempre uma boa ideia. Valeu a pena por isso o Mês da Educação. Valerá sempre!
Porque é preciso contribuir para construir uma escola e educação, em geral, com uma identidade de século XXI. Envolver é essencial para que isso possa suceder. Um mês da educação mas, também da juventude, do desporto e dos hábitos saudáveis, da cultura, da mobilidade e do respeito pelos recursos naturais e da valorização do património em Arruda dos vinhos é, localmente, um passo importante. Alguns pressupostos foram importantes, nomeadamente entender e afirmar Arruda dos Vinhos como um território educativo, reconhecer a educação como uma alavanca concelhia para o desenvolvimento local e a importância dos profissionais da educação. Por último, conceber a educação de forma alargada valorizando o respeito pelo património e recursos, a cidadania, os hábitos saudáveis, o encontro intergeracional, o incremento da inovação e aposta no talento."
Carlos Alves - Vice-Presidente da Câmara Municipal
2021
As Jornadas da Educação 2021 realizaram-se no dia 19 de junho, em formato online através da plataforma Zoom devido à situação pandémica da COVID-19.
2019
No dia
26 de abril de 2019 tiveram lugar as Jornadas da Educação, com a participação de 250 alunos e cerca de 50 professores, tendo sido apresentados trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos do concelho, e onde estiveram alguns oradores partilharam conhecimento e experiências de sucesso na área da educação do século XXI.
2018
As Jornadas de Educação tiveram lugar nos dias
13 e 14 de abril de 2018. Ouvir e analisar outras experiências, como a Escola da Ponte e outros municípios que participaram com outras experiências, foi o mote que teve como principal objetivo não só afirmar na nossa região e no país que Arruda dos Vinhos é também um concelho educador de excelência e com elevados pergaminhos e resultados que o demonstram, sendo claramente a Educação um dos setores mais competitivos que temos, mas também aproveitar pontos de contacto com outras experiências que nos permitam enriquecer e trabalhar cada vez mais e melhor para prepararmos a Escola (toda a comunidade escolar) e sobretudo os nossos Alunos e jovens para os desafios de futuro que temos pela frente.
Estas Jornadas foram mobilizadoras de toda a Comunidade Escolar, e saímos depois de 14 de abril, todos juntos, reforçados neste objetivo que é construir uma Escola de acesso público e sem reservas, de igualdade de oportunidades para todos, de extraordinária qualidade, e que prepare os nossos jovens para serem primeiro excelentes cidadãos e boas e responsáveis Pessoas, e depois grandes profissionais altamente qualificados e preparados para poderem ser bem-sucedidos e sobretudo serem felizes no futuro.