QUEIMA DE AMONTOADOS é o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração ou de gestão de vegetação, florestais ou agrícolas (podas de vinhas, de oliveiras, entre outras), totalmente cortados e depois de amontoados num espaço limitado que não ultrapasse 4 m2 e uma altura de 1,3 m.
QUEIMADA é o uso do fogo para renovação de pastagens, eliminação de restolho e eliminação de sobrantes de exploração ou de gestão de vegetação, florestais ou agrícolas, cortados, mas não amontoados.
A realização de queimadas sem autorização e sem o acompanhamento técnico adequado é considerada uso de fogo intencional, contraordenação punível com coima.
É obrigatório comunicar antecipadamente a realização destas atividades à Câmara Municipal (Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro na sua atual redação).
COMO comunicar a realização de queimaA partir de 1 de outubro de 2020 todas as comunicações para realização de queimas de amontoados e pedidos de autorização para queimadas serão efetuados através da aplicação desenvolvida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
https://fogos.icnf.pt:8443/queimasqueimadas/QueimaSeguraRapidaadd.aspEm caso de dúvida poderá contactar o Gabinete Técnico Florestal ou ligar a linha SOS Ambiente e Território 808 200 520.
Se não tem acesso a meios digitais poderá deslocar-se ao
Balcão Único - Loja do Cidadão de Arruda dos Vinhos e aos
Espaços Cidadão.
CONTACTOSGabinete Técnico Florestal Av. Eng. Adriano Brito da Conceição
Terminal Rodoviário de Arruda dos Vinhos
263 977 000 - Ext. 355
263 976 586
gtf@cm-arruda.pt