MunicípioInformação institucional

ecossistemas de arruda

O projeto de "Avaliação, Mapeamento e Valorização dos Serviços dos Ecossistemas no concelho de Arruda dos Vinhos", foi concebido com a intenção de apoiar a tomada de decisão em matéria de conservação, gestão e valorização da biodiversidade, capital natural e serviços dos ecossistemas e desenvolvido no espírito da iniciativa ARRUDA-LAB, que agrupa um conjunto de projetos considerados estratégicos pelo município.

Relativamente aos valores da biodiversidade, ao nível da paisagem, o projeto identificou 15 macroclasses com significância ecológica e que refletem os habitats representativos no território, destacando-se a área agrícola (37,3%), seguida do pomar, olival e vinha (14,2%), matos (17%) e as pastagens (14,3%). As macroclasses de habitats mais biodiversas são os matos, floresta nativa e pastagens em solos básicos, habitats ripícolas, bem como pomar, olival e vinha.

No que se refere a espécies indicadoras do valor de conservação, foram destacadas 19 espécies de aves, 8 de peixes, 5 de anfíbios, 8 de répteis, 8 de mamíferos e 6 de insetos, perfazendo um total de 54 espécies com valor de conservação. Na flora, foram selecionadas 57 espécies, com foco em espécies RELAPE (Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção). No caso particular da flora, os habitats com maior número de espécies são o pinhal em solos básicos, pomar, olival e vinha. No caso da fauna são os habitats ripícola e o mosaico de matos, floresta nativa e áreas agrícolas em solos básicos.
A avaliação do potencial de serviços dos ecossistemas focou-se nos temas da regulação do carbono, solo e água, tendo sido feita com base em índices de satélite obtidos por deteção remota. No caso de Arruda, foram adotados quatro índices de deteção remota, nomeadamente, a capacidade de armazenamento de carbono, o potencial de proteção da erosão do solo, o potencial de recarga de água, e a capacidade integradora e ponderada para provisão de múltiplos serviços de aprovisionamento e de regulação.

Em consequência, o projeto ‘Arruda Ecossistemas’ permitiu a identificação, mapeamento e valorização de Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), e Áreas Provedoras de Serviços dos Ecossistemas (APS), sendo que o cruzamento desta informação e respetiva validação em campo possibilitou a identificação de seis Hotspots, ou seja, áreas ótimas para maximizar a promoção do valor natural e ecológico do concelho devido ao seu elevado valor de conservação, serviços dos ecossistemas e potencial para a bioeconomia.







Documentos Relacionados

Avaliação, mapeamento e valorização dos serviços dos ecossistemas do concelho de Arruda dos Vinhos

Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados