Circuito da Vila
Duração aproximada: 2h
Engloba a visita ao Chafariz, Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos), Antigo Edifício do Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Jardim e Palácio do Morgado.
A vila de Arruda dos Vinhos apresenta um conjunto de património edificado notável. Partindo do Chafariz pombalino de 1789 siga até à Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 27 de Março de 1944. À saída contemple o edifício do Antigo Paços do Concelho. Termine o circuito no Centro Cultural do Morgado onde poderá vislumbrar um antigo solar setecentista, Palácio e Jardim do Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa.
.
Circuito Linhas de Torres
Duração aproximada: 3h
Engloba a visita ao
Centro de Interpretação das Linhas de Torres, Forte do Cego e Forte da Carvalha.
As Linhas de Torres, construídas a Norte de Lisboa após o fim da 2.ª invasão francesa entre 1809 e 1810, por ordem de Wellington, general do exército inglês, tinham como função a defesa de Lisboa de uma 3.ª invasão.
Aproveitando os obstáculos naturais da região, foram construídos fortes, redutos e baterias, formando no seu conjunto as "Linhas de Torres".
O Município de Arruda dos Vinhos apresenta o Forte do Cego, o Forte da Carvalha e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT).
Rota Histórica das Linhas de Torres - Circuito de Arruda dos Vinhos
Circuito do Azulejo
Duração aproximada: 2h
Engloba a visita às coleções de azulejos da Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos) e do Palácio, Capela e Jardim do Morgado.
Uma viagem agradável por vários séculos de história do azulejo em três ambientes distintos: do luxuriante jardim do palácio do Morgado, Capela e interior do Palácio Morgado, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa, ao vasto acervo de azulejaria da Igreja de Nossa Senhora da Salvação - Matriz de Arruda dos Vinhos.
Venha descobrir o encanto do pequeno quadrado de barro vidrado e deixe-se envolver pela história que o azulejo tem para contar.
Folheto "Circuito do Azulejo"
Rota das Igrejas
Duração aproximada: 3h
Engloba visita à Igreja de Nossa Senhora da Salvação (Matriz de Arruda dos Vinhos), Igreja Paroquial de São Lourenço em Arranhó, Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo em Cardosas e Igreja Paroquial de S. Tiago dos Velhos.
As igrejas, capelas e santuários são uma marca constante do património edificado do concelho. Arruda dos Vinhos apresenta um conjunto notável de monumentos religiosos, cuja arquitetura e respetivos objetos artísticos se revelam meritórios de uma demorada visita.
São quatro as igrejas que integram a Rota das Igrejas de Arruda dos Vinhos, dispersas nas quatro freguesias do Concelho.
Folheto "Rota das Igrejas"
Rota da Água
Duração aproximada: 3h
Engloba visita ao Parque Urbano das Rotas, Fontanário da Rua Cândido dos Reis, Lavadouros Públicos, Cascatas, Fonte do Jardim do Palácio do Morgado, Chafariz e Antigo Aqueduto.
O vasto património natural e cultural assente no abastecimento de água é uma marca da ligação ancestral de Arruda dos Vinhos aos sons tranquilizantes que refrescam a história e as estórias da região.
Esta rota que se constitui através do rico património natural e edificado convida a seguir a senda da água através dos seus troços, ora mais estreitos, ora mais largos, apreciando a própria toponímia concelhia evocativa da forte presença dos equipamentos hídricos que abasteceram, e ainda abastecem em alguns casos, a população arrudense.
Folheto "Rota da Água"
Rota Literária Irene Lisboa “Voltar atrás para quê?”
Duração aproximada: 3h
Engloba a visita a vários pontos no Concelho de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, Biblioteca Irene Lisboa e Espaço expositivo da Junta de Freguesia de Arranhó.
Irene Lisboa é, sem dúvida, a maior referência literária deste particular território.
Partir de Arranhó - a freguesia do seu nascimento, através do contacto próximo com objetos e memórias da sua vida – ou de Arruda dos Vinhos - a sede do concelho da sua naturalidade, mais concretamente a biblioteca que tem o seu nome –, ou deambulando ainda, aqui e ali, pelas terras vizinhas de Sobral de Monte Agraço, constituirá certamente uma experiência única, pisando terras, absorvendo aromas, engolindo horizontes, registando diferentes formas e colorações, tudo afinal tão próximo e tão distante das impressões registadas pela escritora nos diferentes tempos e lugares.
Folheto - Rota Literária Irene Lisboa