Com a criação do Prémio Literário Irene Lisboa o Município pretende divulgar o nome e a vida de Irene Lisboa, promover o estudo da obra de Irene Lisboa, valorizar a Língua Portuguesa, valorizar a Cultura e a Identidade de Arruda dos Vinhos, criar e/ou consolidar hábitos de leitura, criar e/ou consolidar hábitos de escrita e promover a escrita criativa, valorizando a expressão literária.
Quem pode participar
Podem participar no concurso todos os cidadãos portugueses natos ou naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada junto das entidades competentes para o efeito.
Como se formaliza a candidatura
O trabalho a concurso é entregue dentro de envelope fechado, identificado no exterior com pseudónimo. Dentro do envelope que contém o trabalho, deve ser colocado um segundo envelope fechado, indicando o pseudónimo no exterior e contendo no seu interior a identificação do autor, morada e todos os elementos de contacto.
Cada participante pode concorrer com o máximo de dois trabalhos, sob pena de ser excluído do concurso caso se comprove o não cumprimento deste critério.
Após a identificação do trabalho premiado, caso se verifique a existência de mais de duas distinções ao mesmo concorrente, o mesmo será excluído do concurso.
O trabalho deverá ser enviado por correio para:
12.º Prémio Literário Irene Lisboa
Biblioteca Municipal Irene Lisboa
Rua Cândido dos Reis n.º 69
2630-233 Arruda dos Vinhos
Características das obras a concurso
Só são admitidas obras inéditas, escritas em Língua Portuguesa.
Os trabalhos a concurso devem respeitar as seguintes características:
Ensaio: mínimo de 5 páginas e máximo de 10 páginas, com espaço e meio entre linhas, em letra “Arial”, tamanho 12, em folhas A4 (3 exemplares).
Os exemplares devem ser identificados com o pseudónimo
Para mais informações
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas consulte o
regulamento ou contacte-nos:
RESULTADOS DA 12.ª EDIÇÃO - 2022Vencedor
“O problema da banalidade em literatura não é, afinal, simples. Irene Lisboa, jornalista literária?”, de Jorge Paulo da Cunha - Arruda dos Vinhos
Menções Honrosas“Irene Lisboa: que alicerces na pedagogia atual?”, de Benilde Gaião - Elvas
RESULTADOS DA 11.ª EDIÇÃO - 2021
Vencedor
“As amoras sangram, é tempo ainda”, de Luís Aguiar – Águeda
Menções Honrosas
"Sem Título", de Maria Filomena da Fonseca Pereira Oliveira - Vila Nova de Famalicão
"Do que há de vir ou ser”, de Pedro Miguel de Sousa Moreira - Penafiel
"Azul e outras distâncias”, de Anabela Coelho - Coimbra
"A casa da memória”, de Domingos Fortunato Mira Boieiro- Barreiro
"A casa da musa”, de Tiago Filipe Trindade Cruz - Vila Nova de Gaia
"Entre mortos e feridos”, de Tiago Filipe Trindade Cruz - Vila Nova de Gaia
RESULTADOS DA 10.ª EDIÇÃO - 2020
Os membros do Júri do X Prémio Literário Irene Lisboa - constituído por Isabel Tallysha-Soares, Professora do Ensino Superior, Blogger e Autora; Eduarda Mota, Professora do Ensino Secundário e Coordenadora Inter-concelhia, em representação da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, Paulo Câmara, Bibliotecário e Autor, em representação do Município de Arruda dos Vinhos -, após reunião realizada no dia 6 de novembro de 2020, consideraram que os trabalhos a concurso não reúnem as características nem a qualidade exigidas para a atribuição do Prémio Literário Irene Lisboa, não contribuindo para a elevação do nome e da obra da ilustre escritora e pedagoga natural do Concelho de Arruda dos Vinhos.
Na quase generalidade, pecam por falta de qualidade e originalidade literárias, alguns dos quais apresentando erros/lapsos de natureza linguística, designadamente morfossintáticos e semânticos, evidenciado pobreza lexical e escassez de estética literária. Alguns dos textos a concurso não correspondiam, nem ao nível da forma nem ao nível do desenvolvimento do conteúdo, ao subgénero conto.
Assim, deliberou o júri, por unanimidade, não atribuir quaisquer prémios ou menções honrosas no presente certame, esperando que, numa próxima edição, se possam selecionar de novo trabalhos dignos de prémio e futura divulgação, contribuindo assim, não só para a promoção do nome e da obra de Irene Lisboa, mas também da cultura, da língua e da literatura portuguesas."
Os elementos do Júri
RESULTADOS DA 9.ª EDIÇÃO - 2019
1º Lugar: Paulo Carreira - Batalha «Mais um dia de vida»
2º Lugar: Fernando Paulino - Setúbal «Papel de arroz»
3º Lugar: Luís Aguiar - Águeda «As calhandras de Vincent van Gogh»
Menções Honrosas
Olívia Marques - Braga (s/ título)
Paulo Carreira - Batalha «Morada»
Catarina Gaspar - Arruda dos Vinhos «A minha avó pássaro»
A entrega dos prémios terá lugar no dia 23 de setembro pelas 21h00 na Sala Jardim, por ocasião do XXX aniversário da Biblioteca Municipal Irene Lisboa.
RESULTADOS DA 8.ª EDIÇÃO - 2018
VENCEDOR
"O Espanta-Pardais e a Boneca de Trapos" - Anabela Monteiro Coelho (Coimbra)
MENÇÕES HONROSAS
"A Lua que tinha medo do escuro" - Igor Freitas (Arruda dos Vinhos)