Posto de Turismo



O Município de Arruda dos Vinhos apresenta um cenário histórico, artístico, natural e paisagístico único localizado a 30 km da capital e com cerca de 77,7 km² de território.

Um documento de 1172 de doação da vila de Arruda à Ordem de Santiago, mandado lavrar por Dom Afonso Henriques, parece constituir o documento oficial mais antigo encontrado até ao momento, no que respeita à “fundação” jurídica do Município.
No âmbito da Leitura dos Forais Novos, Dom Manuel I atribuiu, em 15 de janeiro de 1517, o Foral à vila de Arruda. Terá sido ainda durante o seu reinado, que D. Manuel I, em virtude de se ter instalado nesta vila, “fugindo” de um surto de Peste que assolava Lisboa, em agradecimento à Padroeira, mudou a invocação de Santa Maria de Arruda para Nossa Senhora da Salvação e terá mandado reedificar a Igreja, o que só viria a acontecer após a sua morte, entre 1525 e 1531.

Arruda dos Vinhos foi palco de diversos episódios marcantes na História de Portugal, destacando-se a resistência à 3.ª Invasão Francesa a Portugal, para a qual a população se empenhou na construção das estruturas militares que edificaram as Linhas de Torres e adotou a Política da Terra Queimada. Ainda hoje são percetíveis vestígios dos Fortes do Cego, da Carvalha e do Paço, Monumentos Nacionais, no território do Município.

A paisagem de contrastes vai encantar os amantes da natureza com a possibilidade de percorrer os passeios pedestres, passeios BTT, parapente, geocaching e o Circuito das Linhas de Torres, a par da contemplação, onde a vista se perde, nos miradouros concelhios.

A terra da “Bruxa d’Arruda” é uma terra única onde o rural e o urbano convivem, apenas a 20 minutos de Lisboa. Descubra o vasto património cultural existente nas quatro freguesias (Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos) e visite as Igrejas Paroquiais e o Chafariz pombalino (Imóvel de Interesse Público), monumento icónico da urbanidade deste Vale Encantado. Uma visita a Arruda dos Vinhos não ficará completa sem uma passagem pelo Centro Cultural do Morgado onde poderá viajar no tempo percorrendo o antigo jardim e as salas de um solar setecentista, hoje Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Destaque ainda para a doçaria primorosamente executada, a deliciosa Bruxa d' Arruda, uma pequena torta de noz recheada com doce de ovos e coberta por um fio de chocolate.
Neste local de sabores que se cruza com outras áreas e saberes, cada prato é uma viagem no tempo e na imensa paisagem de Arruda dos Vinhos. Deixe-se guiar pelos tentadores paladares regionais e pelos néctares únicos desta zona vinícola reconhecidos a nível nacional e internacional, vamos brindar!

No Posto de Turismo poderá obter informações sobre a oferta cultural e turística do Concelho e adquirir alguns produtos regionais. Estão também disponíveis artigos de merchandising e publicações sobre o Município.
Esperamos por si.




Contactos

Centro Cultural do Morgado

Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos
2630 - Arruda dos Vinhos
 263 977 035
 turismo@cm-arruda.pt

3.ª a 6.ª: 9h00 às 12h30 / 14h00 às 17h00
sábado e domingo: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Encerra à 2.ª feira e feriados

atualizado a 07/05/2021





Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados