Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

Informação do Alto Comissariado para Migrações

No contexto atual de resposta humanitária ao conflito armado na Ucrânia, o Alto Comissariado para Migrações disponibiliza informação e contactos úteis para os cidadãos e as cidadãs ucranianos/as e seus/suas familiares de outras nacionalidades que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal, assim como para os cidadãos e cidadãs ucranianos/as que já se encontram em território nacional, e para a sociedade em geral, para apoiar o seu acolhimento e integração.

E-mail específico criado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) para informação aos cidadãos e às cidadãs que queiram vir para Portugal, aos cidadãos e às cidadãs ucranianos/as a residir em território nacional que queriam saber como trazer a família para o país e a todos os cidadãos e cidadãs que queiram apoiar: sosucrania@acm.gov.pt

Além deste, estão disponíveis a Linha de Apoio a Migrantes e o Serviço de Tradução Telefónica, em ucraniano, através do +351 218 106 191 ou 808 257 257 (a partir da rede fixa em Portugal), de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 17h00.

Considerando a evolução da situação na Ucrânia, sugerimos a consulta da informação atualizada, incluindo alertas, dirigida aos Cidadãos as Cidadãs Portugueses/as que se encontram no país em

Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo Português que visa congregar todas as ações em curso em relação ao conflito na Ucrânia, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal de pessoas deslocadas.

Dado o afluxo migratório que se tem vindo a verificar, de uma maneira geral, em todo o território nacional e, particularmente, no concelho de Arruda dos Vinhos, o município sentiu a necessidade de apoiar a população migrante que escolheu Arruda dos Vinhos como concelho de acolhimento.

O Município de Arruda dos Vinhos em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pretendem informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes Arruda dos Vinhos (CLAIM) é um gabinete que tem como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como:

Regularização;
Nacionalidade;
Reagrupamento familiar;
Retorno voluntário;
Trabalho;
Saúde;
Educação;
entre outras questões do quotidiano.

Este Centro apoia os migrantes que necessitem de: tratar da renovação ou concessão de autorização de residência; agendar um atendimento no SEF ; recorrer ao reagrupamento familiar; tratar de processos de nacionalidade; tratar de assuntos com a Segurança Social; apoio na saúde e na educação; procura de emprego; entre outros.

Atendimento no CLAIM
4.ªs feiras, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, sob marcação prévia para o Serviço de Ação Social do Município  - 263 977 000

Av. Eng. Adriano Brito da Conceição
Terminal Rodoviário Arruda dos Vinhos – 1.º andar