Estratégia Local de Habitação

É competência do Município de Arruda dos Vinhos a capacidade de conciliar de forma equilibrada a dimensão rural/urbana numa escala ponderada e adequada às características da unidade territorial.

É um eixo estratégico de desenvolvimento local a construção de Arruda dos Vinhos como espaço para viver centrado nas pessoas e na aposta em vetores de urbanismo, atratividade e desafogo residencial, protagonizando um ordenamento habitacional adequado ao perfil populacional que se pretende fixar, apostando na promoção de recursos de apoio social e humanitário. Torna-se necessário desenvolver uma política habitacional que procure equilibrar a oferta e a procura, a opção entre aquisição e arrendamento, mas também a necessária estabilidade social.

Neste contexto, famílias diversificadas no estatuto social e no poder de compra assumem particular importância, sendo necessário desenvolver, adicionalmente, instrumentos de resposta habitacional.

O Município de Arruda dos Vinhos aprovou a sua Estratégia Local de Habitação em 2018, tendo sido a primeira a ver a aprovação pelo Governo. Em 2023 a Estratégia Local de Habitação de Arruda dos Vinhos (revisão) pretende constituir-se como um documento de planeamento estratégico (2023-2030), aprofundando os documentos anteriormente aprovados pela Assembleia Municipal de 21/09/2018 e 30/11/2018. É um documento que traduz a articulação e integração de decisões, através do qual se formalizam compromissos e estratégias de mudança (social, habitacional e territorial) traduzindo uma forma de pensar, agir e decidir sobre o futuro desejável. Em suma um quadro de referência para a mobilização de soluções habitacionais, no sentido de estruturar uma resposta para as pessoas e famílias que vivem em situação de carência habitacional.

Documentos Relacionados

Estratégia Local de Habitação - revisão