ViverServiços municipais

vespa velutina

A vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática, é uma espécie de origem asiática, tendo-se identificado pela 1.ª vez em Portugal em 2011, na região de Viana do Castelo. Desconhece-se como terá chegado à Europa, mas é provável que tenha sido importada acidentalmente numa mercadoria vinda da Ásia.

Todas as vespas são carnívoras predadoras e por isso alimentam-se de outros insetos. A vespa asiática é problemática porque alimenta-se das abelhas que produzem mel. Indiretamente pode causar efeitos na produção agrícola (diminuição da atividade polinizadora das abelhas e de outros insectos polinizadores e eventual afetação da produção frutícola) e pode eventualmente originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade, em particular dos invertebrados nos diversos ecossistemas.

A vespa velutina, individualmente, não é considerada mais perigosa para o ser humano do que a vespa europeia.

Esta espécie distingue-se bem da espécie europeia Vespa crabro. É um inseto predominantemente escuro e um pouco maior. As rainhas chegam a medir 35 mm de comprimento, enquanto que as obreiras medem entre 17 e 32 mm, consoante as características do alimento disponível. O corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado e apresenta uma cor amarelo vivo em alguns segmentos gástricos e numa banda dorsal do quarto segmento do abdómen. As asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas. A cabeça é preta e a face laranja, amarelada.






Em diferentes fases do seu ciclo de vida anual, constroem ninhos primários e ninhos secundários em vários tipos de estruturas: árvores, muros, postes de eletricidade, no solo, em edifícios desocupados ou em alpendres. Os ninhos primários são estruturas esféricas com cerca de 5 a 10 cm de diâmetro e com uma abertura no fundo. Os ninhos secundários apresentam a forma de pera, com cerca de 50 a 80 cm de diâmetro e com entrada lateral.


Se encontrar uma vespa ou ninho

Em caso de avistamento de alguma vespa ou ninho suspeito, não interfira com o mesmo e reporte-o em STOPvespa (http://stopvespa.icnf.pt) ou através da linha SOS Ambiente (808 200 520), comunicando a sua localização. Registe a fotografia e o local exato do avistamento, colocando morada completa e dados de contacto. Todos os registos chegam ao município de Arruda dos Vinhos, de forma automática e imediata.

A Câmara Municipal só intervém quando se trata de ninho de vespa velutina confirmado. Quando o registo do STOPvespa chega à Câmara Municipal com os dados completos (foto, localização exata do avistamento e contactos), é dado início ao procedimento para destruição do ninho.
Acima de tudo, a consequente destruição dos ninhos não deve ser feita de modo autónomo por quem os avista pois a sua perturbação ineficaz pode gerar um ataque por parte das vespas e a posterior disseminação.

Fonte: ICNF e Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal


Ficha de identificação da espécie


Ficha de identificação do ninho




Vídeos


Sabia que a vespa asiática é uma espécie predadora da abelha? Isto significa que coloca em risco a apicultura, os pomares e as culturas agrícolas do nosso país.
O principal método para controlar a espécie é capturá-la em massa. Para isso, existem armadilhas comerciais, mas também artesanais.
O vídeo seguinte explica como pode produzir estas armadilhas e como deve instalá-las.

* Projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão




Sabia que a vespa asiática é considerada um perigo a nível ecológico, ambiental e socioeconómico? Para além de abelhas, a vespa também se alimenta de outros insetos polinizadores, pondo em risco a biodiversidade, o processo de polinização vegetal e a produção de mel.
Conseguir capturar o ninho da vespa é determinante para o controlo da espécie, reporte em STOPvespa (http://stopvespa.icnf.pt) o avistamento de ninho suspeito.

* Projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados