Em diferentes fases do seu ciclo de vida anual, constroem ninhos primários e ninhos secundários em vários tipos de estruturas: árvores, muros, postes de eletricidade, no solo, em edifícios desocupados ou em alpendres. Os ninhos primários são estruturas esféricas com cerca de 5 a 10 cm de diâmetro e com uma abertura no fundo. Os ninhos secundários apresentam a forma de pera, com cerca de 50 a 80 cm de diâmetro e com entrada lateral.
Se encontrar uma vespa ou ninho
Em caso de avistamento de alguma vespa ou ninho suspeito, não interfira com o mesmo e reporte-o em STOPvespa (
http://stopvespa.icnf.pt) ou através da linha SOS Ambiente (808 200 520), comunicando a sua localização. Registe a fotografia e o local exato do avistamento, colocando morada completa e dados de contacto. Todos os registos chegam ao município de Arruda dos Vinhos, de forma automática e imediata.
A Câmara Municipal só intervém quando se trata de ninho de vespa
velutina confirmado. Quando o registo do STOPvespa chega à Câmara Municipal com os dados completos (foto, localização exata do avistamento e contactos), é dado início ao procedimento para destruição do ninho.
Acima de tudo, a consequente destruição dos ninhos não deve ser feita de modo autónomo por quem os avista pois a sua perturbação ineficaz pode gerar um ataque por parte das vespas e a posterior disseminação.
Fonte: ICNF e Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal
Ficha de identificação da espécie
Ficha de identificação do ninho
Vídeos
Sabia que a vespa asiática é uma espécie predadora da abelha? Isto significa que coloca em risco a apicultura, os pomares e as culturas agrícolas do nosso país.
O principal método para controlar a espécie é capturá-la em massa. Para isso, existem armadilhas comerciais, mas também artesanais.
O vídeo seguinte explica como pode produzir estas armadilhas e como deve instalá-las.
* Projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão
Sabia que a vespa asiática é considerada um perigo a nível ecológico, ambiental e socioeconómico? Para além de abelhas, a vespa também se alimenta de outros insetos polinizadores, pondo em risco a biodiversidade, o processo de polinização vegetal e a produção de mel.
Conseguir capturar o ninho da vespa é determinante para o controlo da espécie, reporte em STOPvespa (http://stopvespa.icnf.pt) o avistamento de ninho suspeito.
* Projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão
A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie predadora da abelha europeia. A vigilância e controlo desta vespa é muito importante para garantir a segurança dos cidadãos, proteger a atividade agrícola e o efetivo apícola e minimizar os impactos sobre a biodiversidade. Neste vídeo saiba como devem ser feitas as armadilhas e como os serviços municipais removem ou desativam os ninhos.
* Projeto cofinanciado pelo POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.