MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Rota Histórica das Linhas de Torres entre os melhores projetos apresentados na Conferência The Best in Heritage, na Croácia

Entre os dias 24 e 26 de Setembro realizou-se em Dubrovnik, na Croácia, a 14.ª edição do The Best in Heritage. The Best in Heritage é uma conferência anual onde são apresentados e divulgados projetos premiados, quer a nível nacional quer internacional, de âmbito patrimonial, museológico e de conservação do património. Este ano foram selecionados 28 projetos, considerados os mais inovadores e inspiradores e que representaram as melhores práticas, em diferentes circunstâncias e contextos. Entre estes projetos encontrou-se o da Rota Histórica das Linhas de Torres, vencedora do prémio União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2014.

Além da exposição pública de projetos considerados de influência, o evento apresentou um conteúdo social e cultural de grande qualidade, organizado em parceria com os Museus Dubrovnik. Todos os locais de conferência, pela sua riqueza patrimonial contribuíam para prestigiar o evento. A conferência foi o local ideal para networking e para discutir possíveis colaborações entre projetos do ranking. A conferência foi organizada em parceria com a Europa Nostra, sob o patrocínio especial do ICOM e da cidade de Dubrovnik.

Em representação do projeto da Rota Histórica das Linhas de Torres esteve Ana Umbelino, vice-presidente da Associação da Rota Histórica e vereadora do Município de Torres Vedras, cuja intervenção sublinhou a importância do património das Linhas de Torres enquanto legado histórico único na Europa. No dia 26, no Teatro Marin Drzic, a vice-presidente da RHLT apresentou o projeto de Salvaguarda, Recuperação e Valorização das Linhas de Torres e explicou de que modo o trabalho desenvolvido, até ao momento, conseguiu reabilitar um importante símbolo da identidade portuguesa e europeia e se tem constituído como um poderoso recurso educativo. Recorde-se que este é um projecto intermunicipal, levado a cabo por 6 municípios (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira) que teve início em 2006 com a aprovação da candidatura ao EEA Grants que viria a tornar possível a criação de uma rota histórica, cultural e turística.

A par de muitos outros países, a Rota Histórica das Linhas de Torres representou Portugal no de que melhor se faz em matéria de conservação e promoção do património. A grande pretensão desta conferência internacional é a partilha de experiências e resultados, conferindo aos projetos apresentados a atenção merecida da comunidade profissional internacional.



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados