ANACOM apresentou resultados do estudo sobre a qualidade das redes móveis e fibra ótica no concelho

Na sessão #arrudatalks realizada no dia 9 de fevereiro, no Auditório Municipal, a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), representada pelo Presidente, João Cadete de Matos, pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves e pelos Diretor Vitor Rabuge, apresentou os resultados do estudo sobre a qualidade das redes móveis e fibra ótica no concelho.

Os resultados mostram que:
- Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 100% medições em todos os operadores.
- A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 20,9% na MEO, 10,7% na NOS, e de 12,8% na Vodafone.
- No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 99,4% para a MEO, 98,3% para a NOS e 99,4% para a Vodafone.
- O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 98,3% para a MEO, 97,7% para a NOS e de 98,8% para a Vodafone.
- As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos) foram de 83,8% para a MEO, 96% para a NOS e 96,6% para a Vodafone. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
- As velocidades médias de transferência de dados em Download e Upload foram, respetivamente, 35 e 10 Mbps na MEO, 70 e 15 Mbps na NOS e 148 e 25 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores inferiores a 60 ms, em 96,9% dos testes na MEO, em 99,4% dos testes da NOS, e em 97,7% na Vodafone.
- Nas regiões oeste e noroeste do concelho, nomeadamente em diversas localidades das freguesias Arranhó e S. Tiago dos Velhos, existem algumas lacunas de cobertura nos serviços de voz e de dados prestados.
- Os melhores desempenhos de voz e dados verificam-se nas zonas residenciais dos centros urbanos de Arranhó, Arruda dos Vinhos, S. Tiago dos Velhos e Cardosas.
A ANACOM deu ainda nota dos desenvolvimentos que estão previstos no curto e médio prazo no sector das telecomunicações, tanto na rede móvel, como na rede fixa, e que permitem ter uma expectativa muito favorável sobre o futuro.

Método do estudo:
O trabalho de campo decorreu a 6 de janeiro de 2023. No total foram percorridos cerca de 250 quilómetros, tendo sido realizadas 540 chamadas de voz, 552 testes de velocidade da ligação à Internet e 43 475 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:
- cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas - tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
- serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
- serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Os resultados completos do estudo encontram-se disponíveis em https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737650

Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS, LTE e NR - concelho de Arruda dos Vinhos

Redes Fixas de Elevada Capacidade: Áreas Brancas