"Viajar no tempo já foi coisa de ficção científica" - Itinerários Napoleónicos
// 01-04-2024
A nova app, Itinerários Napoleónicos, está disponível para as plataformas Android e iOS, pronta para o transportar aos palcos dos acontecimentos das 1.ª e 3.ª Invasões Francesas, assim como os óculos de Realidade Virtual que permitem visitar os locais e personificar os protagonistas da Guerra Peninsular.
Em Arruda dos Vinhos, os óculos de realidade virtual estão disponíveis no Centro de Interpretação das Linhas de Torres e retratam um episódio na Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos: "Por ocasião da terceira invasão francesa em 1810, um oficial inglês, John Kincaid, terá revelado na sua correspondência com Inglaterra, que quando chegara à vila de Arruda dos Vinhos se tinha deparado com uma igreja, construída num "estilo de magnificência" para tal vila e que não havia sido danificada. Ao entrar no imóvel, John Kincaid e o Capitão Simmons, encontraram o corpo de uma pobre mulher idosa, morta diante do altar. Ao que parece esta senhora não teria tido tempo de fugir com a restante população, pelo que os dois ingleses decidiram que "deveria ter mais glória na sepultura do que parecia ter tido fora dela". Unindo esforços, conseguiram levantar a laje de uma das sepulturas da igreja e colocaram o corpo lá dentro, tapando novamente com cuidado."
No passado dia 18 de março, os alunos da Universidade das Gerações embarcaram nesta viagem pelo século XIX e experienciaram a visita virtual na Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos.
A realidade aumentada em Arruda dos Vinhos pode ser explorada no Forte da Carvalha: "O General Massena permaneceu cerca de um mês em Arruda dos Vinhos, posicionando-se com as suas tropas junto à entrada Norte da Vila de Arruda dos Vinhos.
A 9 de novembro ludibriaram o exército aliado, deixando bonecos de palha a ocupar as suas posições e bateram em retirada, em direção a Santarém, dando assim início ao fim da 3.ª Invasão. Arruda dos Vinhos sofreu a política da terra queimada, em que os arrudenses deixaram as suas casas, em defesa da capital e do país."
Mais informações e para descarregar a app de Realidade Aumentada: https://invademag.pt/itinerarios-napoleonicos