O Município de Arruda dos Vinhos integra a Rota Histórica das Linhas de Torres, promovendo o património das Linhas de Torres associado ao bem-estar e lazer de quem nos visita. Sendo as Linhas de Torres um conjunto de fortificações militares, que em muito contribuíram para a atual constituição da Europa, protegendo o reino de Portugal na 3.ª Invasão Francesa em 1810, situado em zonas rurais e elevadas, destacam-se as paisagens agrícolas e florestais que convidam ao contacto com a natureza.
Este troço concelhio da Grande Rota das Linhas de Torres atravessa o Município de Arruda, por caminhos em tempos percorridos a cavalo pelas tropas aliadas, incluindo alguns fortes que integram a 1.ª linha defensiva da capital.
Âmbito: Ambiental, Cultural e Desportivo
Distância a percorrer: 11,36km
Grau de dificuldade: Médio/Elevado
Desníveis: Acentuados
Época aconselhada: Todo o ano
Descrição do percurso
A GR30 “Troço de Arruda dos Vinhos” é um percurso pedestre de Grande Rota, com 11,36km de extensão, sendo a altitude máxima de 371m e a mínima de 210m. Tem ligação com o Troço de Sobral de Monte Agraço na EN533 e com os Troços de Vila Franca de Xira e Loures, junto ao Moinho de A-do-Mourão.
O percurso entre o Forte da Carvalha e o Forte do Cego coincide com o PR1 Serras de Alruta.
Localidades/pontos principais de passagem: Louriceira de Baixo, Ligação ao troço de Sobral de Monte Agraço, Forte da Carvalha, Forte do Cego, Ligação ao troço de Vila Franca de Xira, CILT, À-do-Mourão.
Cuidados especiais e normas de conduta
Seguir somente pelos trilhos sinalizados Evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local Observar a fauna à distância, preferencialmente com binóculos Não danificar a flora Não abandonar lixo, levando-o consigo até um local onde haja serviço de recolha Respeitar a propriedade privada Não fazer lume Não colher amostras de plantas ou rochas
VEJA MAIS...
Rota Histórica das Linhas de Torres
|