A Câmara Municipal aprovou, no dia 14 de janeiro de 2019, um plano de intervenções na rede viária municipal para o período de 2019 a 2021,
num investimento total de 1 360 000€, a ser feito com verbas do orçamento municipal e de um empréstimo de 1,9 milhões de euros que a autarquia contraiu para várias obras, dos quais 460 mil são para a beneficiação da rede viária.
Esta é a primeira vez que a autarquia aprova em reunião de Câmara um plano plurianual de intervenções na rede viária municipal, que resulta de um trabalho de colaboração entre os técnicos municipais e as freguesias. Com a aprovação do mesmo cumpre-se mais uma vez um dos desideratos deste executivo municipal, que se prende com a transparência, quer do plano de obras a executar , quer do volume financeiro a aplicar nas referidas intervenções.
Este plano surge na sequência de um outro plano de intervenção para a rede viária municipal, realizado em 2014, através da criação de uma comissão técnica, sendo auscultadas as Juntas de Freguesia neste processo, tendo por base a definição de critérios objetivos como o estado de degradação das vias municipais a intervencionar, o volume de tráfego das vias e a população servida com as mesmas, daí resultando a sua execução na sua grande maioria.
Este plano não contempla intervenções na rede viária cuja gestão e eventual manutenção futura venha a ser da responsabilidade do Município de Arruda dos Vinhos, decorrente do processo de descentralização de competências para as autarquias locais atualmente em curso.