Eventos do dia 18-06-2024

Workshop - 18-06-2024

InvestArruda - Workshop Fundos Comunitários

Novos Avisos Abertos / Portugal 2030

PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, apresentado pela empresa Tipo de Carvalho Consultores, Unipessoal, LDA.

Dia 18 de junho de 2024 (3.ª feira) das 17h às 19h, no Auditório Municipal (Centro Cultural do Morgado).

Inscrições: gae@cm-arruda.pt / tel.: 263 977 031

Local: Auditório Municipal

Exposições - 29-05-2024 a 26-06-2024

Exposição "A Obra do Arquiteto Compositor José Frederico Drummond Ludovice"

Inauguração: 29 maio às 18H00

O Centro Cultural do Morgado, com a preciosa participação do Prof. Leopoldo Frederico Drummond Ludovice, presidente do Instituto Casa Real de Arpades, dá a conhecer a personalidade do Arquiteto José Frederico de Drummond Ludovice que durante oito anos lecionou no antigo Externato Irene Lisboa, atual João Alberto Faria, onde muitos arrudenses tiveram o privilégio de o ter como professor.

Local: Galeria Municipal

Outros Eventos - 16-03-2024 a 15-12-2024

Viagens pelo Património de Arruda - Visitas guiadas 2024

Informações gerais para as visitas guiadas

Destinatários: Público em geral
Gratuito, mediante inscrição prévia até às 12h00 da quarta-feira anterior à visita:
Serviço Educativo e Cultural
servicoeducativo@cm-arruda.pt

PONTO DE ENCONTRO: Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos.
*O transporte ocorre em autocarro municipal.

Informações gerais para as visitas audioguiadas**

Destinatários: Público em geral
Reserva gratuita e prévia do aluguer dos audioguias até às 12h00 da quarta-feira anterior à visita:
Posto de Turismo
turismo@cm-arruda.pt

**Os audioguias estão disponíveis em três línguas: português, inglês e francês.

Local:

Biblioteca Municipal - 01-03-2024 a 30-06-2024

Hora do Conto - A mala de histórias vai às escolas

Em sala de aula e dirigida a todas as crianças desde o pré-escolar ao 2.º ciclo, uma história sobre a descoberta, o amor e a conquista da felicidade, faremos a leitura do conto “A baleia que queria mais” de Rachel Bright.

Local: Centros Escolares

Biblioteca Municipal - 01-01-2024 a 30-06-2024

Bibliosénior: dão frutos mesmo na velhice

Sessões mensais de leitura efetuada por uma das técnicas, direcionada aos Centros Seniores do concelho, Santa Casa de Misericórdia, mediante marcação, para trabalhar os livros “Livro do gentio e dos três sábios” de Ramon Llull; “A aldeia da casa mágica” de Hélder Reis; “A árvore das recordações” de Britta Teckentrup, para além de outras obras que nos venham a solicitar.

Hora do Conto

Esta atividade, promovida pela Biblioteca Municipal Irene Lisboa, pretende proporcionar um momento de prazer e o gosto pela leitura e audição de contos.

Pré-escolar: Conto “Madeline Finn e o cão da biblioteca”, de Lisa Papp

1.º e 2.º ciclos: Conto “Sofia e o Caracol”, de Maria Rosa Colaço

Sujeito a marcação prévia: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Visitas-guiadas à Biblioteca

Direcionada a todas as turmas do 1.º ciclo, faremos uma visita explicativa de como funciona a biblioteca e do que podem usufruir deste espaço de cultura, seguido da leitura do conto “Uma história redonda” de António Torrado.

Sujeito a marcação prévia: Biblioteca Municipal Irene Lisboa

Música - 21-06-2024

Concerto - Benji's Toolbox

Benji’s Toolbox surgiu da necessidade de Bruno Ponte em criar um projeto sem fronteiras estilísticas, musicais ou composicionais, estando estas características primeiramente associadas à sua visão perante a guitarra elétrica.

Sendo um instrumento muito recente, tanto historicamente como no mundo do Jazz, música contemporânea e música improvisada, torna-se difícil de delinear os limites inter-estilísticos (limites de vocabulário, som, técnica).

A banda tem como objetivo principal a criação de um personagem sobre o qual, através da música, são contadas várias aventuras em formato episódico.

O concerto “Benji’s Toolbox” tem a duração de 60 minutos e apresenta uma narrativa musical que se assemelha à forma como o álbum será apresentado.
Desta forma, o concerto procura, através do contraste entre os temas, construir diversos episódios hipotéticos da vida do personagem Benji, que convida o ouvinte a imergir nesta coletânea de “short-tales”.

Tendo os temas base do álbum, em palco o sexteto procura criar um concerto diferente em cada apresentação, através de diversos momentos de improvisação e solos, assumindo
esporadicamente o modelo de uma “jam session”.

Local: Jardim do Centro Cultural do Morgado

Literatura - 28-06-2024

Clube de Leitores e da Leitura

Com Jorge da Cunha

O Clube de Leitores e da Leitura é um projeto aberto à comunidade, em que cada sessão tem um dinamizador diferente. Para esta sessão, foi convidado Jorge da Cunha, amante das artes e da literatura. Para participar, basta ter curiosidade, querer aprender ou partilhar livros e leituras. Apareça!

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa

2630-112 Arruda dos Vinhos