MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Recepção ao pessoal docente e não docente do Concelho de Arruda dos Vinhos

Para assinalar o início de um novo ano lectivo teve lugar no dia 14 de Setembro, no Auditório Municipal, a recepção ao pessoal docente e não docente que exercerá a sua actividade nos estabelecimentos de ensino do Concelho.

Perante uma sala repleta Gertrudes Cunha, Vereadora da Educação, deu as boas-vindas a todos os profissionais, desejando que o ano lectivo decorra da melhor forma possível. Este foi também o desejo de Cecília Moleiro, Presidente do Conselho Executivo da AEJIA (Agrupamento de Escolas e Jardins-de-infância do Concelho de Arruda dos Vinhos) que ressalvou o facto de cerca de 40% dos professores exercerem pela primeira vez funções no Concelho.

Lélio Lourenço, Vice-presidente da Câmara Municipal, destacou que “o Município de Arruda tem feito da educação uma bandeira, e tal continuará a acontecer”. Depois da inauguração dos Centros Escolares de Arranhó e do Casal de Telheiro no ano passado, “temos neste momento em mãos a reestruturação da EB1 de Santiago dos Velhos”. De resto, nos últimos anos o parque escolar do Concelho foi totalmente renovado, apresentando hoje infraestruturas modernas, adaptadas às novas necessidades de ensino/aprendizagem.

O Vice-presidente referiu ainda a importância dos professores para o futuro do Concelho, referindo que o Município deverá ser um parceiro dos professores no desenvolvimento das suas actividades. Por último, enalteceu o esforço, empenho e dedicação do Gabinete Municipal de Protecção Civil no apoio às escolas, nomeadamente nas questões relacionadas com a segurança e com a prevenção da Gripe A.

A Gripe A, que neste início de ano concentra todas as atenções e preocupações de pais e profissionais de educação, e população em geral, foi o tema de debate da sessão. A Dr.ª Lídia Luís, Coordenadora do Gabinete de Crise da Gripe A, apresentou as medidas de prevenção da pandemia nos estabelecimentos de ensino, tendo evidenciado o facto de o grupo etário em idade escolar ser precisamente o que apresenta maior risco de contágio, devido essencialmente às relações de grande proximidade e interacção existentes entre as crianças. Daí o especial cuidado solicitado aos professores e pessoal auxiliar na gestão das actividades escolares, na limpeza dos edifícios e materiais e na higiene pessoal das crianças. A este propósito foram distribuídos pelos coordenadores das escolas kits compostos por SABA com doseador, sabão azul e branco e folhetos informativos referentes à lavagem das mãos e à tosse. Ao Ministério da Educação caberá a responsabilidade de distribuir pelos estabelecimentos de Ensino os kits com máscaras, luvas e outros materiais.

A recepção ao pessoal docente e não docente terminou com a apresentação do projecto “Itinerários de Espanto – Uma viagem pelas escolas e cidades Japonesas”, um projecto de levou 3 professores de 3 escolas portuguesas, de entre os quais o Prof. Orlando Ferreira do Externato João Alberto Faria, numa viagem pelas escolas do Japão. Para além de terem apresentado o projecto e as experiências vividas, os professores elaboraram ainda uma pequena exposição fotográfica da viagem que pode ser apreciada junto ao Auditório.

Por fim, esta recepção terminou com um almoço de confraternização entre todos os docentes, não docentes e autarcas no Jardim do Palácio do Morgado.



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2025 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados