Oficina de Sobrevivência para Pais Contadores de Histórias
// 04-05-2007
Para quem diariamente se vê confrontado com a necessidade de contar histórias aos filhos
No dia 19 de Maio, pelas 15.00h, a Biblioteca Municipal Irene Lisboa recebe uma "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias", um projecto do grupo "O Contador de Histórias" que pretende ser um espaço de diálogo e informação para aqueles que diariamente se vêem confrontados com a necessidade de contar histórias aos filhos.
De uma forma descontraída e sem o peso de uma formação propriamente dita, os participantes são convidados a falar das suas dúvidas e dos seus receios no que toca a este tipo de abordagem. É fornecida uma perspectiva histórica do papel dos contadores de histórias, são abordados os tipos de métodos e as diversas opções para cativar a atenção de quem ouve e são dados exemplos muito concretos de como certas histórias podem ser trabalhadas.
Aos participantes é sugerido que tragam um livro de casa, de forma a ser trabalhado na sessão. Um aspecto significativo deste projecto é a maneira informal como chega aos pais: as sessões são divertidas, os participantes são convidados a mudarem o seu ângulo de visão para se tornarem eles próprios receptores dos contos, entendendo assim de uma forma mais correcta como é que os seus filhos ouvem as histórias. Mas a experiência individual é muito importante, pelo que as oficinas são um espaço de diálogo e debate em que todos podem participar.
As inscrições para participar na Oficina são gratuitas e estão abertas, até 18 de Maio, na Biblioteca Municipal Irene Lisboa ou pelo telefone n.º 263 977 008.