Mercado Oitocentista

2017   2016   2015   2014



Data: 2, 3 e 4 de junho 2017

Tema: Arruda do séc XIX celebra os tempos de D. Manuel I



O Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos é um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios e gastronomia, com venda acessória de produtos, recriando o séc. XIX. A 4.ª edição irá realizar-se nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2017.

O Mercado Oitocentista é a recriação de um mercado rural e da vida quotidiana numa pequena vila rural, abordando histórias, temas e “personagens”, habitualmente presentes nestes mercados do séc. XIX.

A 4.ª edição do Mercado Oitocentista propõe-se a fazer duas viagens no tempo. Estaremos em 1817 e iremos recuar ainda ao tempo de D. Manuel I (séc. XVI) para celebrar 300 anos da atribuição do Foral à mui nobre vila de Arruda. Com um cenário político instável e ainda devastados pelos danos causados pelas Invasões Francesas, resta à população de Arruda reerguer-se e recuperar a sua identidade e autoestima.

Tendo como princípio a preservação e salvaguarda do património cultural local, “Arruda do séc XIX celebra os tempos de D. Manuel I " é o tema designado para esta edição, tendo por base, crenças, estórias e histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense nos séculos XVI e XIX.

Grupos de Animadores locais representam nas ruas, ao longo dos três dias do Mercado Oitocentista, não só as vivências do séc. XIX, mas também, vivências e acontecimentos marcantes na história do concelho aquando da atribuição de Foral por El Rei D. Manuel I, no séc. XVI.


Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados