Literatura
Apresentação do livro “O Sonho ao Poder"
Sonhadores e Sonhadoras, o Sonho ao Poder!
Mário Viegas agitou consciências e abanou estruturas. Foi desafiante e provocador. Um menino que tinha desde pequeno o sonho do palco e concretizou-o. Nunca desistiu das suas convicções embora, no fim, talvez tenha desistido parcialmente de si, mas nunca daquilo em que acreditava. Ficou na memória de todos do seu tempo, a ninguém foi indiferente.
Entrou-nos pela televisão adentro no tempo dos dois canais e varreu o país de lés a lés em sessões sucessivas de espectáculos de teatro, recitais de poesia, acções políticas. Foi sempre coerente com os seus princípios em todos os tempos, embora não pensasse sempre o mesmo. Nunca levou a palco, como encenador ou ator, uma peça que não gostasse, nunca foi de um partido embora emprestasse o nome a vários. Acreditava e muito nos portugueses, em Portugal, e queria beijá-lo na boca. Foi “rei” por três vezes e o “Mau da Fita”. Nunca teve medo, que se saiba, nem pejo em vomitar o que pensava em cima do primeiro homófobo que confrontasse. O mel e a fel corriam-lhe no mesmo vaso sanguíneo: era escorpião. Livre, libertador, criador. Os climas de tensão eram a sua sala de estar, fonte de inspiração para si e para os outros. Complexo. Porque um homem nunca é só um homem.
Este livro não pretende ser uma biografia, nem contar uma história. Na verdade, este livro não pretende nada. Este livro não é mesmo mais nada que isso, um livro. António Mário Lopes Pereira Viegas, esse sim, era algo mais do que um homem.
Público em geral
Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa
Datas de Realização
13-01-2018
Programação Diária
17:00
›
Apresentação do livro “O sonho ao Poder"