Colóquios

Comunicação em Gerontologia

Os 7 pecados e 7 virtudes da comunicação em gerontologia: módulo 6: “o pecado de nos cuidarmos, a virtude de voltarmos ao nosso centro”.

// Destinatários: Técnicos das áreas sociais, técnicos da área da saúde, cuidadores e IPSS’S

Sabemos que uma das maiores fontes de saúde e bem-estar reside na nossa capacidade de gerir relações saudáveis com os que nos estão mais próximos. No desempenho do papel do cuidador de pessoas de maior idade em situação de perda e vulnerabilidade, pequenos conflitos e resistências, vivenciados ao longo do tempo, podem conduzir silenciosamente à exaustão e para o idoso, à perceção de isolamento, solidão, ingredientes tóxicos para o desenvolvimento humano. O conjunto de 6 laboratórios, visa desenvolver as competências da comunicação através do uso simples da linguagem, da palavra, das emoções e sentimentos, apelando para uma comunicação humanizada e que resolva o dilema de quem cuida quando perante problemas relacionais mais complexos: Para cuidar de mim, não cuido do outro; Para cuidar do outro, esqueço-me de mim! Afinal que atitude, que palavras poderei utilizar quando confrontada/o com expressões tão difíceis para mim de responder?

Organização: Municípios de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras
Inscrições: 262 609 019 ou
maria.joao@cm-bombarral.pt