Exposição "Os céus precisam ter raízes" de Inês Vasquez

Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa de ter raízes profundas a ponto tocar os infernos” - Carl Jung

O dualismo é algo que nos acompanha a vida toda. Cremos que existe 2 forças que nos regem, mas que forças são essas? Em filosofia, o dualismo opõe-se às várias formas de monismo, dentre as quais o fisicalismo e o fenomenismo. Refere-se à relação matéria-espírito, fundada sobre a afirmação de que os fenómenos metais são exteriores ao mundo físico.

No trabalho de Inês Vasquez, essa relação é compreendida pelas forças vividas nos objectos, por um lado as formas e marcas do estado natural dos materiais e por outro a intervenção humana, racional da artista. Procurando o equilibro, cada peça revela uma simplicidade que desafia a perceção estética sobre a comunhão humana com a natureza e com a sociedade. A procura do belo no que, humanamente é considerado um “defeitos”, é um dos objectos de trabalho de Inês Vasquez, que nos leva a questionar que realmente nos espanta na natureza. A artista demarca o papel da arte em relação ao movimento ambientalista, que ativamente reforça os vínculos com o nosso meio envolvente através do exercício visual e táctil.

Local: Galeria Municipal e Jardim do Morgado - Centro Cultural do Morgado

07-07-2018 a 31-07-2018