Apresentação do Livro “A Gorda” de Isabel Figueiredo

“A Gorda” é o romance recente de Isabela Figueiredo e conta a história de Maria Luísa, a menina gorda, que se vê a si própria como horrivelmente gorda, e cuja vida é fortemente condicionada por esse sentimento.
Mas Maria Luísa tem também outro traço de caráter muito importante: está cá para viver a sua vida, para gozar a sua vida, não se deixa abater, e não soçobra. Sofre humilhações, desgostos de amor, traições, a morte do pai e da mãe (que vive com a sua solidão de filha única), mas não soçobra. Nunca.
Em “A Gorda” encontramos, traduzidos numa prosa literária do mais alto nível, quadros de um intenso dramatismo que não deixa ninguém indiferente.
A “Gorda” é certamente um dos melhores romances que ultimamente se escreveram e publicaram entre nós.

Biografia: Isabela Figueiredo nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963, filha de portugueses oriundos da zona Centro-Oeste de Portugal. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Especializou-se em Estudos sobre as Mulheres, na Universidade Aberta. Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias, entre 1988 e 1994, onde também foi coordenadora do suplemento DN Jovem. É professora de português no ensino secundário. Escreveu Conto É Como Quem Diz, obra que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias, em 1988, e Caderno de Memórias Coloniais, publicado em 2009 pela editora Angelus Novus, posteriormente revisto e editado pela Caminho em 2015. Escreve regularmente no seu blogue Novo Mundo, bem como para a Imprensa.

// Destinatários: Amantes, Interessados e Curiosos em Literatura

Local: Sala Jardim – Biblioteca Municipal Irene Lisboa