Apresentação do livro “Eu do Nada” de Isabel Tallysha Soares

Num espaço localizado numa dimensão paralela ao espaço real onde o Rio Grande se encontra com o Tejo e onde o Vale Quente se rodeia de montes de vendavais, existe uma quinta centenária com nome de coisa nenhuma.

Esta é a história de um local que resistiu às eras sendo Nada, uma quinta onde, na peculiaridade do nome, sempre se negociou vida e transcendência com a naturalidade do desassombro. É a história de Luísa, feita varão do Nada, nascida Matilde em 1911. É a história de um país intersecionando-se no quotidiano rural de uma Casa grande de vinho e pão, sobrevivendo às Invasões Francesas, a ciclones, ditaduras, fantasmas e outros bichos, sobrevivendo à dor e à perda da sucessão de tempo atrás de tempo. Sobreviverá o Nada a Luísa? Ou tornar-se-á Luísa uma réplica de Máxima, a Senhora que vive na distância altaneira do segundo andar da Casa do Nada?

Baseado em factos reais, em pessoas reais e numa família real sobre quem um dia o Pedro Rolo Duarte me pediu para escrever…

// M6

Local: Sala Jardim - Biblioteca Municipal Irene Lisboa