Prémio de Artes Bruxa d'Arruda

O Município de Arruda dos Vinhos lança em 2018 a 1.ª edição do Prémio de Artes Bruxa D'Arruda.

Artes visuais: Animação, Arquitetura, Arte Digital, Artesanato, Cerâmica, Desenho, Design, Escultura, Fotografia,
Gravura, Instalação, Pintura e Vídeo

Entrega de trabalhos: até 14 de dezembro 2018
Exposição: janeiro a março 2019
Divulgação de resultados: 25 de fevereiro 2019
Entrega de prémios: 2 de março 2019
Valor do 1.º prémio: 1000€

A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos Vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Júri
Constituem o júri os curadores de arte:
David Santos (Doutorado em Arte Contemporânea, ex-diretor do Museu do Neo-Realismo, ex-diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e atual sub-diretor geral do Património Cultural - DGPC);
Nuno Faria (Atual diretor artístico do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, responsável por projetos na área da arte contemporânea como Allgarve 10 e 11, Mobilehome em Loulé, com passagens pelo Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, dedicando-se também ao ensino superior);
Susana Anagua, artista visual (A viver e a trabalhar entre Portugal e o Brasil, Susana é uma artista de referência no panorama da arte contemporânea, sendo licenciada em Artes Plásticas e mestre em Digital Arts pela Universidade de Artes de Londres, estando também ligada à docência no ensino superior).

Considerando a importância simbólica da Bruxa d’Arruda na história do nosso concelho, com grande potencial identitário, o Município de Arruda dos Vinhos vem criar o Prémio de Artes Bruxa d’Arruda, promovendo a criatividade artística.

São objetivos do concurso:
a) Dignificar a História do Concelho de Arruda dos Vinhos e salientar o papel da Bruxa d’Arruda que, no contexto económico-social da época era de grande importância para a comunidade;
b) Promover a expressão artística como ícone da História deste Concelho e das suas Gentes;
c) Promover o património imaterial de Arruda dos Vinhos
d) Captar artistas e divulgar as suas obras ao público local, regional, nacional e internacional;
e) Criar e/ou consolidar atividades de expressão artística no concelho;
f) Dar a conhecer o concelho de Arruda dos Vinhos.

Quem pode participar
Podem concorrer ao prémio todos os cidadãos portugueses natos ou naturalizados, e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada.

Como se formaliza a candidatura
Os trabalhos a concurso deverão ser acompanhados da respetiva ficha de inscrição, entregues ou enviadas pelo correio para a seguinte morada:

Prémio de Artes Bruxa d’Arruda
Município de Arruda dos Vinhos
2630-112 Arruda dos Vinhos

Na ficha de inscrição deve constar o nome do autor, currículo artístico, título e memória descritiva do trabalho, data de produção, suportes, material e técnicas a adotar em caso de produção final do mesmo em artigos de merchandising ou outros, fotografias (em suporte digital, com qualidade) e quaisquer indicações quanto ao modo e orientação para exposição.

Cada participante pode concorrer com um trabalho, preparado para este efeito e passível de ser exposto.

Para mais informações
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas consulte o regulamento ou contacte-nos:
 cultura@cm-arruda.pt

Documentos Relacionados