Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação

Há mais de 500 anos, D.Manuel I, por causa de um surto de peste em Lisboa, mudou-se para a Vila de Arruda com a sua família. Por se ter aqui salvado e à sua família, em ação de graças, mandou mudar a evocação de Santa Maria de Arruda para Nossa Senhora da Salvação e que se fizesse procissão em Sua honra a todos os dias 15 de Agosto!

Ao longo dos séculos, os Arrudenses têm cumprido esta tradição de agradecimento à Virgem por continuar a olhar e a cuidar de todos nós, e ano após ano, no dia 15 de Agosto a Padroeira do Concelho de Arruda dos Vinhos, sai à rua num andor, para que todos os devotos possam continuar a agradecer a Sua proteção divina.

Quis o destino, por força de uma pandemia (COVID-19), que no ano de 2020, não se pudessem realizar os Festejos profanos em honra de Nossa Senhora da Salvação (Festas do Concelho). Mas sendo Ela Mãe Protetora e Cuidadora que sempre tem estado ao lado do seu Povo a abençoá-lo, e porque todos precisamos de um voto de Esperança e de Fé, foi Ela, pela primeira vez em séculos, a título excecional, e para salvaguardar todas as questões de saúde pública e sanitárias, que foi ao encontro dos seus fiéis, percorrendo todas as Freguesias do Concelho nos dias 14 e 15 de agosto.

A Câmara Municipal associou-se assimà Paróquia de Arruda dos Vinhos, no sentido de se promover esta celebração que conta já com mais de cinco séculos de existência, sendo um inigualável ativo do Povo de Arruda.

Cortejo de Nossa Senhora da Salvação - 14 de agosto 2020

Cortejo de Nossa Senhora da Salvação - 15 de agosto 2020 (manhã)

Cortejo de Nossa Senhora da Salvação - 15 de agosto 2020 (tarde)

-------------------------------------------------

Em virtude da situação pandémica da COVID-19, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no dia 18 de maio de 2020, cancelar a vertente profana dos Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação 2020 e admitir a possibilidade de realização da vertente religiosa, em novos moldes ainda a definir, e com a prévia validação da DGS e Proteção Civil.

-------------------------------------------------

O concelho de Arruda dos Vinhos atinge o seu auge festivo, anualmente, entre os dias 6 e 18 de agosto desde que o Rei D. Manuel I, no século XVI, ordenou a celebração em honra da Nossa Senhora da Salvação a 15 de Agosto.

Durante este período, toda a comunidade arrudense se reúne para as cerimónias religiosas, etnográficas e tauromáquicas que ocorrem na vila de Arruda, marcando os costumes e tradições desta região charneira à cidade de Lisboa.

O Município de Arruda dos Vinhos tem o papel dinamizador destes Festejos Seculares, preparando a vila e o concelho para receber todos os filhos da terra que se espalham nos quatro cantos do Mundo, dando especial relevo à história, à tradição e abrindo caminho à inovação e ao futuro.

Acorrem a estes festejos milhares de visitantes que, durante 13 dias de festa, vivem e sentem, pelas ruas, nos restaurantes, nas "tabernas" da festa, nos arraiais populares, nas largadas de toiros, nas touradas, nos campos, nos lagares de vinho, na igreja matriz, o Vale Encantado de Arruda.

www.facebook.com/festejosnssalvacaoarruda

ANIMAÇÕES

Eventos religiosos
Largadas e corridas de touros