Exposição "Bruxa d'Arruda"

Exposição de Artes Visuais

// Destinatários: interessados em arte e curiosos pelo legado da Bruxa d’Arruda

A Galeria Municipal abre a programação de 2019 com as obras de artes visuais que estão a concurso pelo prémio de artes “Bruxa D’Arruda”, colocando em comunicação a criação artística, as raízes do imaginário coletivo arrudense e a Sede. A Sede que reside no imaginário de uma Bruxa que enfeitiça a sua condição com o objetivo de querer mais.
A Bruxa D’Arruda faz parte do imaginário arrudense, tornando-se numa das mais importantes referências do património imaterial de Arruda dos Vinhos. No final do século XIX e início do século XX era um fenómeno nacional, atraindo gentes de todo o país para recorrer aos seus serviços de curandeira.

Com o passar do tempo a Bruxa despersonalizou-se e tornou-se num símbolo representativo de Arruda dos vinhos, uma terra que devido às suas lendas místicas foi solidificando a sua referência como “Vale Encantado”.

A Bruxa D’Arruda transformou-se no símbolo do controlo do desconhecido, do oculto. Daquilo que os comuns têm medo e fascínio por quem o domina. A astúcia de quem, com os seus meios, tem a capacidade de ser influente e ter poder quando o seu contexto nada o indica.

A Bruxa já não pertence a um corpo nem ao tempo. É de ontem, de hoje e de amanhã. Cabe à contemporaneidade que a represente artisticamente. Que a interprete e apresente, visualmente a sua proposta: quem terá sido, quem é ou quem será a famosa Bruxa D’Arruda?

Galeria Municipal
Centro Cultural do Morgado
cultura@cm-arruda.pt
terça a sexta-feira: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30