Fados e Poemas de Ary dos Santos nas comemorações do 25 de Abril
// 21-04-2009
Espectáculo terá lugar pelas 17.30h, no Auditório Municipal
No âmbito das comemorações do 35.º aniversário do 25 de Abril a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos traz ao Auditório Municipal "Fados e Poemas de Ary dos Santos", um espectáculo musical que pretende recordar os mais belos poemas deste escritor.
Fadistas: Deolinda Bernardo, António Figueiredo e Sílvia Filipe
Participação especial: José Pires
Guitarra portuguesa: José Manuel Bacalhau
Viola: Alexandre Silva
Viola baixo: Fernando Maia
Declamação: Raul Caldeira
Direcção musical: José Manuel Bacalhau
Breve biografia de Ary dos Santos
"José Carlos Ary dos Santos nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937.
Aos dezasseis anos, Ary dos Santos vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett. No entanto, a sua estreia efectiva dar-se-ia em 1963 com a publicação do livro de poemas “ A Liturgia do Sangue “.
Entretanto, concorre ao Festival da Canção da RTP com os poemas “Desfolhada”, cantado por Simone de Oliveira (1969); “Menina”, interpretado por Tonicha (1972); “Tourada”, interpretado por Fernando Tordo (1973), ganhando o primeiro lugar todos eles. Além destes êxitos, o poema “Meu Amor, Meu Amor” obteve em 1971 o Grande Prémio da Canção Discográfica. É aliás através da música que o poeta melhor se tornaria conhecido entre o grande público.
Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary dos Santos trabalhou com os mais variados artistas, entre os quais Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, José Afonso, entre muitos outros.
Ary dos Santos tinha em preparação, à data da sua morte, um livro de poemas intitulado “ As Palavras das Cantigas”, onde era seu propósito reunir os melhores poemas dos últimos quinze anos da sua vida.
O Poeta deixou-nos a 18 de Janeiro de 1984 (há 25 anos).
Ainda em 1984, foi lançada a obra VIII Sonetos de Ary dos Santos".