IX Estágio de Jovens Viticultores Europeus
// 23-04-2010
A RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho promove, em parceria com a AMPV- Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, e a Città del Vino - Associazione Nazionale, o IX estágio para Jovens Viticultores Europeus, que decorre entre os dias 26 de Abril e 1 de Maio em vários concelhos da região Oeste de Lisboa e Vale do Tejo.
O evento, subordinado ao tema “Viticultura Sustentável”, é apoiado pelo Município de Arruda dos Vinhos, que fará a recepção aos participantes, no dia 26 de Abril, no Auditório Municipal, a partir das 15 horas.
O curso visa proporcionar conteúdos, a fim de criar as condições necessárias para uma viticultura ligada à sustentabilidade do ambiente, economizando energia e criando oportunidades de marketing. Os participantes podem contar com a intervenção de especialistas nas áreas da viticultura e da enologia, bem como do marketing, sendo ainda de sublinhar as várias visitas previstas a vinhas e adegas.
O primeiro dia será passado em Arruda dos Vinhos e contará com a recepção aos participantes pelo Presidente da RECEVIN e AMPV, Paulo Caldas, Presidente do Município de Arruda, Carlos Lourenço e Presidente da CVR de Lisboa, Carvalho Ghira. Francisco Borba da VINIPORTUGAL apresentará o tema “A viticultura portuguesa: história, regiões e vinhos”. Seguir-se-á uma prova de vinhos nas instalações da Adega Cooperativa.
O dia 27 será passado em Palmela e Setúbal e culminará numa visita a Lisboa. Neste dia, o orador será Agustí Villarroya Serafini, professor de viticultura na Faculdade de Enologia da Universidade Rovira i Virgili de Tarragona.
No dia 28, os participantes visitam a Região Oeste, nomeadamente o Centro de Investigação de Dois Portos, onde vão conhecer a colecção ampelográfica e os campos experimentais, para além das comunicações a que vão assistir no auditório daquele Centro. Desse dia, consta ainda uma visita à Quinta do Rol, na Lourinhã.
O dia 29 será dedicado aos concelhos de Loures e Sintra, com visitas à Quinta da Murta, em Bucelas, onde se assistirá à conferência: “ Marketing e vinho”, por Ricardo Pastore, economista italiano, especialista em planificação e desenvolvimento de marketing. À tarde, os participantes visitarão a Adega de Colares e tomarão contacto com as vinhas da região.
O dia 30 será passado por terras de Ribatejo, mais concretamente no Cartaxo, onde, no auditório do Museu Rural e do Vinho, será apresentada a conferência “As mudanças do mundo do vinho”.
No decurso do jantar, será feita a entrega dos diplomas, assinalando-se no fecho dos trabalhos, o III aniversário da AMPV- Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.
Dada a diversidade do programa, há boas expectativas que os participantes, na sua maioria provenientes de Itália, saiam mais enriquecidos da nossa região, divulgando as nossas potencialidades e a nossa qualidade, em termos de produção vitícola.