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Visitação - Mestre de Arruda - 1550/1560

Exposição "Primitivos Portugueses (1450-1550) – O Século de Nuno Gonçalves" integra duas obras da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos: "Visitação" e "Morte da Virgem" (1550-1560) de Mestre de Arruda.

Inaugurada a 11 de Novembro de 2010, no Museu Nacional de Arte Antiga, a Exposição "Primitivos Portugueses (1450-1550) – O Século de Nuno Gonçalves" sob o Comissariado de José Alberto Seabra Carvalho, integra duas obras de autoria do Mestre de Arruda, que fazem parte do espólio da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos. A exposição estará patente até dia 27 de Fevereiro de 2011.

Reunindo e colocando em confronto mais de 160 pinturas dos séculos XV e XVI, reconstituindo alguns dos mais belos retábulos portugueses desse período, esta exposição ensaia um panorama crítico, actualizado e de grande dimensão, acerca dos chamados Primitivos Portugueses e visa demonstrar como o estudo técnico e material desse património contribui decisivamente para renovar e aprofundar o seu conhecimento. Assinalando o centenário da primeira apresentação ao público, em 1910, dos Painéis de S. Vicente, que desde então passaram a constituir, nacional e internacionalmente, a obra “fundadora” e mais célebre da arte da pintura em Portugal, a exposição procura também documentar e questionar as noções de “originalidade artística” e de “identidade nacional” tradicionalmente associadas ao brilhante ciclo criativo dos Primitivos Portugueses, iniciado por Nuno Gonçalves e depois prosseguido e consolidado pelos nossos pintores da primeira metade do século XVI.

Contando com a colaboração de muitas colecções públicas e privadas, a selecção de peças privilegiou quer os painéis retabulares mais importantes, quer as pinturas menos conhecidas, algumas oportunamente restauradas para esta ocasião. Do estrangeiro, comparecem importantes obras de museus de Itália, França, Bélgica e Polónia.

A estrutura da exposição tem uma dominante de ordenação cronológica mas combina essa sequência de base com um agrupamento das obras em função dos confrontos comparativos (estilísticos, iconográficos, etc.) que importa suscitar.

O percurso integra uma vasta quantidade de materiais gráficos, incluindo uma zona exclusivamente dedicada ao conhecimento, exposição e polémicas relacionadas com os Primitivos Portugueses desde 1910. Inclui também uma vasta documentação laboratorial associada à investigação do processo criativo das pinturas mais relevantes.

O núcleo expositivo no Museu de Évora é especialmente dedicado aos pintores luso-flamengos e às oficinas activas na cidade nas primeiras décadas do século XVI.

A produção desta exposição conta com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República



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