Presidente da CCDR Centro visita Arruda dos Vinhos
// 09-04-2014
Empreendedorismo, saneamento básico, educação e rede viária foram os temas em destaque na visita que o presidente da CCDR Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Pedro Manuel Saraiva, efetuou ao concelho de Arruda dos Vinhos durante a manhã de hoje, 9 de abril.
Numa breve reunião nos Paços do Concelho o presidente da Câmara Municipal, André Rijo, teve oportunidade de apresentar alguns dos projetos estratégicos para o concelho, nomeadamente na área do empreendedorismo, como a criação de uma incubadora de empresas e um projeto de incubação na área agroindustrial. A captação de investimento e, consequentemente, a criação de postos de postos de trabalho é, sem dúvida, a grande prioridade da autarquia. Para isso o concelho de Arruda dos Vinhos beneficia de algumas vantagens de fulcral importância e que poderão ser estratégicas para investidores: a proximidade a Lisboa e a existência de fundos comunitários.
O presidente de Câmara evidenciou, ao longo da visita, as grandes preocupações que tem relativamente a duas realidades para as quais o Município tem, atualmente, pouca capacidade de resposta: a fraca implementação de saneamento básico fora das zonas urbanas e o mau estado da rede viária que serve o concelho. A este respeito, os acessos viários à zona industrial de A-do-Mourão e à Academia de Dressage Portugal mereceram especial destaque pela sua importância para o desenvolvimento económico do concelho.
A qualidade da educação no concelho nos diversos graus de ensino, a excelência das instalações e equipamentos e os bons resultados nos rankings nacionais foram também abordados como uma das áreas em que Arruda dos Vinhos se tem demarcado no panorama regional e nacional. André Rijo teve oportunidade de referir que um dos próximos passos para melhorar, ainda mais, o quadro do ensino no concelho, será passar a disponibilizar aos alunos dos 4 centros escolares públicos (Arruda dos Vinhos, Centro Escolar Casal do Telheiro, Arranhó e S. Tiago dos Velhos) refeições confecionadas no local, em substituição do sistema de cook-chill atualmente utilizado.
Numa visita guiada Pedro Saraiva de Carvalho teve oportunidade de conhecer as zonas industriais e a dinâmica empresarial do concelho, o Forte da Carvalha e a Academia de Dressage Portugal.