Rota Histórica das Linhas de Torres
O Município de Arruda dos Vinhos coloca à fruição pública património histórico e militar do concelho, no próximo dia 5 de Junho de 2010.
// 03-06-2010
Estão a terminar as obras de recuperação da estrutura militar de acessos ao Forte do Cego e ao Forte da Carvalha, ambas a cargo do Município de Arruda dos Vinhos. O Exército Português disponibilizou 8 militares durante 6 semanas para colaborar na desmatagem e limpeza dos Fortes, tendo a Câmara Municipal assegurado alojamento e alimentação.
A empresa Arqueohoje – Conservação e Restauro do Património Monumental, Lda. teve a responsabilidade técnica da conservação das estruturas militares, tendo confirmado a existência de paliçada no fosso do Forte da Carvalha, que foi desenhada e registada, mas para efeitos de preservação foi novamente coberta. A intervenção de restauro nestas estruturas militares cingem-se à reconstrução parcial de muralhas, fossos, escarpas, canhoneiras, paiol e través, e consolidação dos materiais que constituem os fortes: terra e pedra. Os trabalhos de conservação e restauro arqueológico foram executados com autorizações da entidade reguladora – IGESPAR, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
Todas as infraestruturas de acesso e estacionamento estão a ser executadas pelo Município de Arruda dos Vinhos.
Este projecto é financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEAGrants.