Exposição Intermunicipal "invasões Contemporâneas"
// 05-11-2010
No âmbito das Comemorações Comuns do Bicentenário das Linhas de Torres, vai ser inaugurada a 5 de Novembro, sexta-feira, a exposição intermunicipal “Invasões Contemporâneas – Arte nas Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres”, nos seis municípios que compõem a Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres (PILT).
Este projecto conjunto de arte contemporânea tem a curadoria de David Santos (Museu do Neo-Realismo) e abrange os concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira e Loures.
Itinerário da inauguração:
14.00h - Torres Vedras - expõe Miguel Palma
15.30h - Mafra - expõe Paulo Mendes
16.45h - Sobral de Monte Agraço - expõe Pedro Loureiro
17.45h - Arruda dos Vinhos - expõe Pedro Amaral
19.00h - Vila Franca de Xira - expõe Fernando Ribeiro
21.30h - Loures - expõe Dora Nogueira
“No largo do Município de Arruda dos Vinhos, mais especificamente nos vidros frontais da antiga galeria municipal, Pedro Amaral desafia o transeunte a confrontar-se com uma iconografia só em parte estranha a esse espaço público. Imagens de jovens asiáticas (chinesas) em veloz passagem motorizada funcionam, afinal, enquanto espelho de uma circulação rodoviária quotidiana, que une o planeta à escala global, num exercício comum – ainda que a pintura de Pedro Amaral nos mostre ao mesmo tempo como essa velocidade em BD sugere uma acção violenta, ou espécie de perseguição armada, ela sugere traduzida, porém, em bandas de inofensiva ficção. Por outro lado, as pequenas pinturas que se insinuam nas janelas superiores mostram-nos figuras tailandesas que espreitam o largo principal da vila, prometendo uma simbiose cultural invasiva de identidade difusa, ainda que todos estejamos hoje familiarizados, de algum modo, com o romantismo dançante da ficção de Bollywood (neste caso, tailandesa).”