Brisa Inaugura Sub-lanço da A10 Arruda/Carregado.
// 19-12-2006
Dia 19 de Dezembro é inaugurado o novo troço de 11 quilómetros que vai permitir ligar a CREL à A1 e que envolve investimento de 100 milhões de euros.
A Brisa inaugura hoje o troço da A10 que liga Arruda dos Vinhos ao Carregado e o nó de ligação desta via à auto-estrada do Norte (A1).
Trata-se de um investimento da ordem dos 100 milhões de euros, que vai melhorar significativamente as ligações do interior do distrito de Lisboa à A1 e que será complementado, a partir do próximo Verão, com a inauguração de uma nova ponte sobre o Tejo, que está já em fase avançada de construção entre o Carregado e Benavente. Este troço da A 10 constituirá também uma importante alternativa de acesso ao futuro aeroporto da Ota.
A cerimónia inaugural, programada para o nó do Carregado, será presidida pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que antes terá oportunidade de visitar os trabalhos de construção da nova ponte, que se estendem por cerca de dez quilómetros, devido à necessidade de construir extensos viadutos nas lezírias agrícolas do concelho de Benavente. Mário Lino atravessará o Tejo de barco e participará, depois, na cerimónia de inauguração do troço da A10, com 11 quilómetros de extensão e três vias de circulação em cada sentido.
O primeiro troço da A10 entre Bucelas (CREL) e Arruda dos Vinhos foi inaugurado pelo então primeiro-ministro, Durão Barroso, em Setembro de 2003. O ramo de ligação entre Benavente e a A13, na margem esquerda do Tejo, também já está a funcionar. Para a conclusão dos cerca de 40 quilómetros de extensão da A10 fica a faltar o troço correspondente à nova ponte e aos seus acessos, correspondente a 14,5 quilómetros.
Segundo a Brisa, a A10 tem como principal objectivo "constituir uma envolvente exterior à Área Metropolitana de Lisboa [AML], funcionando como uma alternativa à A1 entre Alverca e Vila Franca de Xira e realizando, ainda, a interligação entre as duas margens do rio Tejo".
Com a abertura da ponte, a A10 permitirá também que o tráfego proveniente do Norte e do Oeste, bem como da AML, escoe para o Alentejo e para o Algarve (ligando à A2) e para Espanha (via A6) sem atravessar Lisboa. A concessionária prevê também que estas novas vias ajudem a descongestionar a Ponte Marechal Carmona de Vila Franca, a recta do Cabo e a Nacional 118.
Quando estiver totalmente concluída, a A10 integrará 16 viadutos, com uma extensão total de 19,7 quilómetros.