Achados arqueológicos em cemitério medieval de Arruda dos Vinhos
// 03-05-2012
Foi posto a descoberto na Rua do Adro, junto à Igreja de N.ª Senhora da Salvação um importante achado arqueológico que virá trazer novos dados históricos sobre a vila.
No âmbito das obras de "Reabilitação e Requalificação dos Arruamentos do Percurso da Procissão – 1.ª fase e Zona Envolvente da Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos", em cumprimento da legislação do Património Cultural Português, e decorrente do acompanhamento arqueológico de salvaguarda e prevenção do património, foi colocada a descoberto uma necrópole com túmulos que remontam a diversos períodos.
Dentro e ao largo da Igreja de N.ª Senhora da Salvação, que foi muito maior do que é atualmente, foram feitos enterramentos ao longo de vários séculos, até ao ano de 1836 quando se implementaram os cemitérios, pelo que a existência de desta necrópole era expectável por parte da equipa de arqueologia que acompanha a obra.
Nas últimas semanas de trabalho intenso, foram encontrados mais de 30 sepulturas, que são totalmente escavadas, estudadas, desenhadas e registadas topograficamente sob orientação arqueológica e, posteriormente, retirados os cadáveres por equipa de antropólogos físicos. Entre as sepulturas e os vestígios humanos encontrados, aparecem vestígios de materiais de construção do período romano e medieval. Os achados estão a ser comunicados ao IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, que acompanha todos os trabalhos.
As escavações arqueológicas irão continuar por toda a Rua do Adro, ao longo da vala onde será instalada a nova conduta de saneamento, de forma a salvaguardar todo o património existente, de acordo com as exigências legais vigentes no nosso País. Todos os achados arqueológicos são da pertença e responsabilidade do Município de Arruda dos Vinhos.
Ressalve-se que a obra "Reabilitação e Requalificação dos Arruamentos do Percurso da Procissão" é financiada pelo QREN através do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro".
<