Já arrancou a 16.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho
// 15-11-2013
De 14 a 17 de novembro decorre em Arruda dos Vinhos a 16.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, um certame que pretende promover os vinhos, a gastronomia e o artesanato do concelho.
A sessão inaugural teve lugar no dia 14, pelas 19h, e contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Gaspar, do presidente da Câmara Municipal, André Rijo, e restante executivo, presidentes das Juntas de Freguesia e de um vasto conjunto de entidades convidadas.
No seu breve discurso o presidente da Câmara Municipal começou por realçar o facto de esta edição da Festa da Vinha e do Vinho ter sido pensada e preparada em apenas três semanas, em virtude de este executivo ter tomado posse no passado dia 21 de outubro. Agradeceu por isso a todas as entidades, coletividades e funcionários que se dispuseram a colaborar com a autarquia para que fosse possível realizar esta edição do certame.
André Rijo referiu que o Município deverá aproveitar as riquezas naturais do concelho, como as suas paisagens associadas à cultura da vinha e a proximidade do concelho com a capital do país, para valorizar o turismo, em especial o enoturismo, como veículo potenciador do crescimento e desenvolvimento económico do Concelho. A este propósito, destacou a realização do colóquio “Arruda, os vinhos e o impacto económico no Concelho” no dia 16 de novembro, pelas 10.30h.
Nesta sessão de abertura do certame houve ainda lugar para uma apresentação dos vinhos da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, Casa Agrícola Ribeiro Corrêa e Quinta de São Sebastião.
Até 17 de novembro a Festa da Vinha e do Vinho é no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos e, no último dia, a entrada é livre.
Para que não teve oportunidade de assistir à sessão de abertura do evento, disponibilizamos o discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal, André Rijo.
“Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal
Srs. Vereadores
Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia
Demais eleitos locais presentes
Caros Presidentes de Câmaras Municipais aqui presentes e que muito nos honram com a vossa presença esta tarde aqui em Arruda dos Vinhos
Demais entidades presentes, peço desculpa de não me referir pessoalmente a todos os presentes, mas posso cometer a falha de me esquecer de alguém.
Boa tarde,
Em nome da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos quero agradecer a presença de todos os que nos honraram com a sua presença nesta sessão de abertura da décima sexta edição da festa da vinha e do vinho.
Não posso, nem quero, deixar de começar por agradecer a todos os restaurantes, tasquinhas, produtores de vinho, bem como às coletividades do concelho, estabelecimentos de ensino e a todos os comerciantes e até pessoas singulares que muito nos ajudaram no trabalho de bastidores e que, de um modo geral, se associaram ao Município em mais esta edição deste nosso certame.
Todos eles são parceiros da Câmara Municipal neste certame, e só com a participação dos mesmos a realização da Festa é possível. Bem-haja e mais uma vez obrigado a todos por acreditarem e se terem juntado a nós nesta tarefa.
Quero e tenho de fazer aqui uma referência especial ao Vereador Mário Anágua e aos serviços e colaboradores da autarquia, pelo trabalho desenvolvido para que fosse possível realizar mais esta edição da festa da vinha e do vinho.
Sem esse esforço por parte deles, muito provavelmente o certame deste ano estaria comprometido.
Foram cerca de três semanas de um trabalho árduo, por parte de todos para que a nossa Festa da Vinha e do Vinho não tivesse um ano de interregno.
Este executivo que tomou posse a 21 de outubro, deparou-se com uma folha em branco no que à preparação desta edição da Festa diz respeito, mas com trabalho, persistência e uma grande dose de imaginação aqui estamos a inaugurar a décima sexta edição deste certame.
Compreendam que se algo falhar, cá estamos para retificar, não pretendemos, nem temos a veleidade, de considerar que fazemos tudo bem.
Mas temos a consciência que tudo fizemos, tendo em conta as condicionantes encontradas para realizar a melhor Festa da vinha e do vinho possível, uma Festa que dignifique o nosso Concelho e que chame até nós muitos forasteiros.
A condicionante de tempo, as condicionantes económicas, não nos fizeram voltar atrás, fizeram sim com que utilizássemos a imaginação e um espírito construtivo, impulsionador e alguns podem dizer até um pouco irreverente, mas a realidade é que o certame que agora abrimos, entre muitas outras situações inovadores, será um veículo promocional do Concelho como, atrevo-me a dizê-lo, nunca foi.
Domingo, um dos canais generalistas da nossa televisão – neste caso a SIC - estará com uma emissão de seis horas em direto de Arruda dos Vinhos.
Que melhor ou maior contexto de divulgação desejaríamos nós para o nosso concelho num momento tão difícil do ponto de vista económico, e com tão parco espaço de tempo que tivemos para organizar esta Festa.
Temos também o prazer de ver este evento ser referenciado como um eco-evento por parte da ValorSul, a quem agradecemos se terem associado a nós, para nós as questões ambientais são uma preocupação constante, não vamos deixar de valorizar o nosso Ambiente.
Caros amigos
Não quero, nem estou aqui para me lamentar, estou aqui na abertura desta nossa / vossa Festa de uma forma consciente a falar-vos de um desígnio, acredito que é o desígnio de todos nós, porque todos nós acreditamos no nosso Concelho e por ele queremos sempre fazer mais e melhor. Com Certeza!
Acreditamos que algo que nos pode diferenciar de muitos outros são as nossas paisagens, a nossa gastronomia e em concreto o nosso vinho de qualidade, por isso mesmo nesta festa homenageamos estes três fatores diferenciadores.
Mas queremos e consideramos que podemos ir mais além, contamos com todos... e todos podem contar connosco nesse objetivo.
Queremos valorizar mais as nossas paisagens, atrair mais turismo. Não faz sentido estarmos a 30 minutos de Lisboa, quer do aeroporto, quer do terminal de cruzeiros, locais que cada vez trazem até Lisboa e à sua região mais e mais turistas, Arruda não pode, nem deve ficar de fora desses circuitos turísticos.
Queremos aproveitar este fator e valorizar ainda mais a excelência dos nossos vinhos e o trabalho dos produtores locais, queremos atrair pessoas que saibam, que pensem e que trabalhem este setor, para que com os nossos produtores, os nossos vinhos e as nossas paisagens associadas se transformem num ponto de acolhimento para todos.
Por isso o enoturismo poderá e deverá ser uma aposta de todos nós de forma a desenvolver turística e economicamente o nosso Concelho, à semelhança do que se fez noutros Municípios como por exemplo o de Sabrosa, cujo Presidente da Câmara nos honrará com a sua presença no sábado no colóquio.
Acreditamos que o enoturismo, poderá e deverá ser uma das marcas de Arruda.
Aliás Arruda terá de ser em si uma marca para quem nos visita, uma marca que atrai mais investimento, temos as condições, temos as pessoas, só temos de valoriza-las.
Nesse sentido, voltaremos a realizar no âmbito da Festa um colóquio aberto a todos que connosco queiram pensar o Concelho nesta vertente, este ano temos como mote para o mesmo: “Arruda, os vinhos e o impacto económico no Concelho”.
Pretendemos valorizar esta Festa da Vinha e do Vinho, mais do que uma festa de tasquinhas, pretendemos que a mesma seja uma festa mais vocacionada para as atividades económicas do Concelho.
Pode e deve ser este um dos momentos em que os nossos setores económicos sejam mais valorizados, um momento em que a Marca Arruda seja mais destacada para todos quantos nos visitam e que ao mesmo tempo a possamos apresentar de uma forma mais eficaz ao País.
A Festa não pode, nem se deve cingir só às paredes deste pavilhão, por isso pretendemos que todos quanto possível conheçam os nossos produtores e os seus vinhos, nesse âmbito vamos efetuar sábado e domingo visitas guiadas com provas de vinhos às quintas agrícolas e adega cooperativa.
Queremos que este seja um momento de Festa, mas queremos principalmente que a mesma seja um momento de divulgação e afirmação do Concelho.
Quero desta forma, mais ou menos oficial, dizer-vos a todos que está inaugurada a décima sexta edição da festa da vinha e do vinho.
A FESTA É VOSSA!
VIVA, ARRUDA DOS VINHOS!”