Apresentação Pública do Projecto "Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras"
// 19-11-2007
Dia 20 de Novembro, pelas 17 horas será apresentado, no Museu Militar de Lisboa, a Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras
A Plataforma Intermunicipal Linhas de Torres, constituída pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, é promotora do projecto «Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras» financiado no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
Este projecto tem como grande objectivo a criação de uma rota turística nestes seis municípios, que contemple as necessidades de turistas com interesse nesta obra militar única, permitindo a descoberta destas regiões através de visitas ao património, participação em actividades de natureza, a pernoita em alojamentos rurais e o contacto com a gastronomia local.
Estão previstas ainda neste projecto um conjunto de acções e actividades transversais, relacionadas com a prática de um turismo sustentável.
No próximo dia 20 de Novembro, pelas 17h00, irá decorrer a apresentação pública deste projecto, no Museu Militar de Lisboa.
Além dos parceiros locais que muito têm contribuído para o desenvolvimento deste projecto, contamos com a presença e contributos de um painel institucional, entre os quais o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I. P., a Direcção de Infra-Estruturas do Exército e o Museu Militar de Lisboa.
O Município de Arruda dos Vinhos possui três fortes que integram a 1.ª Linha Defensiva: Forte do Cego (O.M. n.º 9), Forte da Carvalha (O.M. n.º 10) e Forte do Passo (O.M. n.º 12). Pretende-se, no âmbito deste projecto, recuperar parcialmente as Obras Militares 9 e 10, assim como criar um Centro Interpretativo dos Fortes no Centro Cultural do Morgado.
<