Município de Arruda dos Vinhos promove a divulgação da investigação arqueológica realizada na freguesia de Arranhó

Na passada sexta-feira, 13 de janeiro, dia em que se assinalaram os 125 anos da Restauração do Concelho de Arruda dos Vinhos, decorreu a apresentação dos resultados das escavações no Forte do Paço e Moinho do Custódio no salão do União Recreativo e Desportivo de Arranhó.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Alves, abriu a sessão, que contou com a presença de muitos moradores de Arranhó e de muitos arqueólogos dos municípios da região e da UNIARQ-FLUL, reforçando a importância de se conhecer o passado e a história das comunidades para que o planeamento do futuro seja bem alicerçado nesse conhecimento de nós próprios e do nosso território. Foi também realçado o investimento que o Município tem efetuado nesta área da investigação arqueológica e o trabalho colaborativo com a UNIARQ-FLUL.

O Dr. Jorge Lopes, arqueólogo municipal, apresentou os estudos arqueológicos que têm sido realizados no território de Arruda dos Vinhos desde os inícios do século XX até à atualidade, e o Doutor Guilherme Cardoso apresentou os trabalhos que realizou em Arruda dos Vinhos, como arqueólogo da extinta Assembleia Distrital de Lisboa, mostrando os sítios com vestígios da Idade do Ferro e Período Romano. Seguiu-se a Professora Doutora Ana Catarina de Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que apresentou os últimos dados das escavações arqueológicas realizadas no Moinho do Custódio, colocando à vista vestígios de muralhas do Calcolítico e de onde foram recolhidos diversos materiais da época, e também do Sítio do Castelo identificado como vestígios de um povoado fortificado do Calcolítico, e outro romano, coincidente com o Forte do Paço - Obra Militar n.º 12 das Linhas de Torres. Estes trabalhos têm sido acompanhados pelo doutorando André Texugo, com estudos de teledeteção que aplica o sistema LiDAR, "light detection and ranging", abrindo novas perspetivas para o conhecimento do 3.º Milénio a.n.e. na Estremadura.

Encerrou a sessão o Vice-Presidente da Câmara Municipal fazendo um simbólico reconhecimento e agradecimento ao Doutor Guilherme Cardoso na qualidade de arqueólogo (aposentado desde janeiro de 2022) pelos serviços prestados no território de Arruda dos Vinhos em prol da investigação, salvaguarda e divulgação do património arqueológico, desde os anos 80 do século XX até à atualidade.