Serviço de teleassistência vai poder chegar a mais munícipes
// 17-03-2021
O serviço de teleassistência, medida de apoio social implementada pelo Município em 2015, contemplava, até agora, exclusivamente utilizadores com telefone fixo. Com uma alteração ao regulamento aprovada em reunião de Câmara em 8 de março, passará a ser possível aceder a este serviço a partir de telemóveis, aumentando assim o leque de potenciais utilizadores.
Esta alteração ao regulamento contempla também uma atualização nos critérios de atribuição, nomeadamente no que respeita à capitação de rendimentos, passando a contemplar indivíduos cujo rendimento mensal seja igual ou inferior a 75% do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG).
O serviço de teleassistência destina-se à população que se encontra em situação de vulnerabilidade, solidão, dependência ou isolamento, e, desde a sua implementação, tem vindo a constituir uma mais-valia na melhoria significativa da qualidade de vida dos seus utentes e familiares. Funciona 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, através de um terminal, onde o utente pode, através de um botão de emergência, aliado a um sistema de alta voz, falar, ser localizado e identificado pela central de assistência, que faz a avaliação imediata da situação e dá a resposta mais adequada à situação detetada.
Após o período de consulta pública o novo regulamento de teleassistência será submetido à próxima sessão da Assembleia Municipal que deverá ocorrer no final de abril.