Saúde para todos e mais próxima do cidadão uma aposta da Câmara Municipal

A Unidade Móvel de Saúde foi apresentada no dia 31 de março.

Ao longo dos últimos anos, tem este executivo municipal apostado em medidas concretas na área da saúde no Concelho de Arruda dos Vinhos.

Aproximar os utentes dos cuidados de saúde primários, bem como a promoção de medidas preventivas em várias áreas da saúde e principalmente criar condições aos mais desfavorecidos e vulneráveis de forma a atenuar eventuais dificuldades no acesso aos cuidados de saúde têm sido os principais objetivos.

De entre inúmeras medidas já tomadas ao longo do mandato, destacamos a recente entrada ao serviço de uma Unidade Móvel de Saúde que vem colmatar uma das principais carências que se prende com a proximidade dos cuidados de saúde aos utentes.

Com a entrada da Unidade Móvel de Saúde em funcionamento será possível levar os serviços de saúde a todos aqueles que dos mesmos estão mais distantes, contribuindo para que as populações mais isoladas em território concelhio sejam abrangidas por cuidados preventivos sem terem de se deslocar aos centros de saúde existentes no Concelho.

Como referiu o Presidente da Câmara Municipal André Rijo aquando da sessão de apresentação da UMS “Este é um dia em que se deu mais um passo para aproximar os cuidados de saúde de quem mais precisa... Um dia em que aquelas pessoas que estão mais longe, que estão tanto tempo sem ter uma consulta médica, ou umas análises clínicas ou rastreio, ganham uma nova esperança...”

Este é um projeto do Município, no entanto sem as parcerias com o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, que alocará funcionários e terá a responsabilidade do fornecimento de consumíveis, com a Unidade de Saúde Familiar de Arruda, a Unidade de Cuidados na Comunidade, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Arranhó e a Unidade de Saúde Pública do ACES que apoiará este projeto disponibilizando as suas equipas de profissionais: médicos, enfermeiros, psicólogo, técnico superior de serviço social, técnico de saúde ambiental, assistentes técnicos, assistentes operacionais não seria possível colocar em marcha este ambicioso projeto, mas tão necessário às populações do Concelho.

As Juntas de Freguesia serão outro parceiro fundamental no funcionamento da UMS, tal como referiu o Presidente da Câmara Municipal “as Juntas de Freguesia quer pelo conhecimento que têm de proximidade assim como o seu papel de facilitadores neste processo, serão sem dúvida um pilar de apoio de elevado reconhecimento”.

A GNR os Bombeiros Voluntários e os Hospitais de referência do nosso Concelho, o de Vila Franca de Xira e o Beatriz Ângelo de Loures serão, sem qualquer dúvida, instituições que estão em estreita ligação e coordenação com os serviços da UMS.

Tal como previsto no “Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020” a UMS cooperará para o objetivo do mesmo - “melhorar a prestação segura de cuidados de saúde em todos os níveis de cuidados do SNS”, pois pretende-se com uma intervenção de proximidade contribuir, ainda mais, para a diminuição dos eventos adversos.

São medidas como esta que aproximam a política e os políticos dos eleitores, até porque para este executivo Municipal a proximidade com os cidadãos, é sem qualquer dúvida, algo que merece toda a atenção e respeito, pois só com este trabalho de proximidade se consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas no sentido em que as mesmas desejam.