Reforço da oferta pública de transporte em Arruda dos Vinhos - novos horários reestruturação da oferta do transporte público de e para Lisboa com início a 11 de setembro de 2023

Na sequência de articulação de trabalho entre o Município de Arruda dos Vinhos, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Boa Viagem, foram aprovados os novos horários do transporte público a vigorar a partir do próximo dia 11 de setembro de 2023. Com este novo horário é apresentado um reforço diário de 15 novos movimentos (horários rápidos), totalizando agora 31 horários rápidos diários – Dias úteis - (16 horários de ida, Arruda – Lisboa (Via A10) e 15 horários de regresso, Lisboa – Arruda (Via A10), sublinhando-se o primeiro horário diário de ida para Lisboa às 5h58, e o último horário de saída de Lisboa no regresso a Arruda às 23h30.

Salienta-se igualmente, pela primeira vez, a oferta de transportes rápidos aos domingos e feriados, em nível idêntico à oferta de sábado (2 horários de ida e 2 horários de regresso - Via A10).

Recorde-se que em janeiro de 2023, foram introduzidos 4 novos horários rápidos ao sábado (2 horários de ida, Arruda – Lisboa, e 2 horários de regresso, Lisboa – Arruda).

Em 2013, a Boa Viagem apresentava uma oferta diária (dias úteis) de 8 horários rápidos (4 horários de ida, Arruda - Lisboa (Via A10) e 4 horários de regresso, Lisboa – Arruda – Via A10), representando esta nova oferta de transporte, a vigorar a partir do próximo dia 11 de setembro, um aumento de 23 novos horários diários (dias úteis) ao dispor das populações, face a 2013.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos tem, nos últimos anos, trabalhado em estreita colaboração com a entidade concessionária do serviço público de transportes de passageiros que opera no território concelhio, a Boa Viagem, e a CIM Oeste de forma a reforçar a oferta de horários de e para Lisboa.

Para além da adesão do Município ao PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária - da CIM Oeste, que permitiu uma poupança de cerca de 50% no valor de aquisição do passe mensal, e da introdução dos circuitos inter-freguesias (TUA-C.A.S.A.) continuaremos a trabalhar no sentido de contribuir para a melhoria dos serviços de transporte, tendo em vista a satisfação das necessidades de mobilidade das Pessoas e da melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes.