Receção ao pessoal docente e não-docente
// 14-09-2016
Em semana de início do ano letivo 2016/2017 a autarquia promoveu, no dia 13 de setembro, a sessão de receção ao pessoal docente e não-docente do concelho, no Pavilhão Multiusos, um momento que contou com as intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Rute Miriam; do Diretor do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arruda dos Vinhos (AEJIA), João Raposo; do Diretor do Externato João Alberto Faria, Nuno Faria; do Diretor do Polo de Arruda dos Vinhos da Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE), José Leal e do Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo e com a animação do Grupo de Cavaquinhos e do Coro da Universidade das Gerações.
A Vice-Presidente da Autarquia, que detém o pelouro da educação, ressalvou os diversos projetos que têm sido implementados nos Centros Escolares do Concelho (Jardins de Infância e EB1): alimentação confecionada no local (neste momento nos Centros Escolares do Casal do Telheiro e Centro Escolar de S. Tiago dos Velhos), Serviços de Apoio à Família, Campanha “Comer bem dá saúde” em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Programa Ecovalor em parceria com a Valorsul, Hora do Conto promovida pela Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Celebração do Dia da Árvore, Escola Fixa de Trânsito, Rede Concelhia de Bibliotecas Escolas, Projeto “Rosinha” e o projeto Irene Lisboa nas Escolas.
No âmbito da educação o Município de Arruda dos Vinhos conta também com algumas parcerias, tendo celebrado, neste início de ano letivo, protocolos com duas associações - Sociedade Euterpe Alhandrense e União Recreativo Desportivo de Arranhó - reforçando a aposta a que se vem propondo, a de dignificar e investir cada vez mais na formação e ocupação dos mais jovens indo, também, ao encontro das necessidades dos encarregados de educação. Proporciona-se assim, aos mais pequenos, no ensino pré-escolar, as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), no prolongamento de horário, enriquecidas este ano letivo com dança criativa, expressão física e motora e atelier de música e movimento.
Abrangendo também o 1.º ciclo surgem as Horas Criativas - prolongamento de horário, nos tempos de ponta da manhã e da tarde - enriquecidas com a dinamização de atividades fora das unidades temáticas letivas em contexto escolar, diversificando a oferta ao aluno.
No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, em parceria com o AEJIA, o Município disponibiliza aos alunos a Atividade Física e Desportiva, a Expressão Musical e a Expressão Dramática.
O EJAF continua a demarcar-se no panorama nacional pelo ensino de excelência, o que se tem refletido nos resultados obtidos e nas qualificações atingidas nos rankings de avaliação. O Diretor, Nuno Faria, mostrou-se satisfeito por os alunos de Arruda dos Vinhos poderem continuar a estudar na escola do seu concelho.
O Diretor do AEJIA, João Raposo, referiu que este no início deste ano letivo regista-se um decréscimo de cerca de 70 alunos no Agrupamento, o que causou alguns constrangimentos na constituição de turmas.
A elevada empregabilidade dos alunos finalistas dos cursos do polo de Arruda dos Vinhos a EPGE foi a nota de destaque deixada pelo Diretor José Leal, o que vem ressalvar a qualidade do ensino profissional daquela instituição.
No final da sessão o Presidente da Câmara Municipal, André Rijo, reforçou a importância da educação como vetor estratégico para o desenvolvimento do concelho, o que foi aliás evidenciado e reforçado durante a Convenção Arruda2025. Por forma a capacitar a comunidade escolar de melhores instalações a autarquia irá avançar, ainda este ano, com a candidatura de projetos de requalificação dos quatro Centros Escolares a fundos comunitários, num investimento no valor global de cerca de 1 000 000€ (15% com capitais próprios, 85% com fundos comunitários a fundo perdido).