MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Novos trabalhos arqueológicos no sítio do Castelo / Forte do Passo (Arruda dos Vinhos)

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos em colaboração com o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa está a promover uma nova campanha de trabalhos arqueológicos no sítio do Castelo / Passo.

O sítio do Castelo foi ocupado sempre com funções defensivas em diferentes períodos cronológicos: Calcolítico, período Romano e finalmente nas Guerras Peninsulares. Desde 2019 que este sítio integra o conjunto classificado como Monumento Nacional designado como 1.ª e 2.ª Linhas de Defesa a Norte de Lisboa durante a Guerra Peninsular, também conhecidas como Linhas de Torres Vedras.

A campanha arqueológica decorre durante o mês de setembro sob direção de Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Jorge Lopes (Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos) e André Texugo (UNIARQ, CEG), contando com a colaboração de uma equipa de estudantes de licenciatura e mestrado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No dia 10 de setembro foram muitos os interessados que puderam conhecer em detalhe o sítio e os principais achados já realizados na presente campanha. Foi organizada uma caminhada até ao sítio, seguindo-se uma visita guiada aos vários sectores de escavação. Os visitantes mais novos também tiveram atividades de contacto com a Arqueologia.

Foram também colocadas placas explicativas do sítio que passa a integrar o Circuito de Arruda dos Vinhos da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Em breve serão anunciadas novas iniciativas de divulgação!



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados