Segundo reza a lenda, D. Manuel I escolheu Arruda dos Vinhos para se refugiar da peste negra que nesses tempos dizimou grande parte da população. Aqui se instalou, juntamente com a sua corte até a epidemia passar. Conta-se que se salvou e que, por tal feito, mudou o nome da Santa que se chamava Santa Maria de Arruda, para Nossa Senhora da Salvação e ordenou que se festejasse a protecção divina com que fora agraciado, no dia 15 de Agosto, saindo em procissão pelas ruas da vila a imagem da padroeira.
Actualmente os festejos decorrem de 6 a 18 de Agosto num clima que varia entre o religioso, o pagão e o tauromáquico (que tem assumindo cada vez maior importância). O plano religioso é marcado pelas novenas que se realizam entre os dias 6 e 14, pela procissão das velas em honra de N. Sr.ª da Fátima que decorre no dia 12 pelas 21.30h, e pelo dia 15 que é totalmente dedicado ao culto da padroeira. Nesse dia, pelas 12.00h é celebrada na Igreja Matriz a Missa da Festa, pelas 17.00h a Missa para os forasteiros e, pelas 18.00h, sai à rua a procissão acompanhada pela “Banda de Música da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos”, “Banca Musical de Arouca” e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos.
A abrir os festejos, no dia 8 de Agosto, pelas 21.30h, decorrerá, na escadaria da Câmara Municipal, “Agosto na Moda”, um desfile de moda que contará com a apresentação de José Figueiras e com a participação de Orsi Feher, Mariza Pérez, Afonso Vilela e Nuno Romano, entre outros. Esta é uma iniciativa do Município de Arruda dos Vinhos e da ACIS (Associação Comércio Indústria e Serviços dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos), e está integrada no projecto no âmbito do Programa MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio.
Durante este dia terá lugar a inauguração do arrelvamento e balneários do Campo Municipal de Futebol.
No dia 9 de Agosto Arruda vai voltar ao tempo de D. Manuel I através da representação histórica “Arruda no tempo de D. Manuel I” que terá lugar no Jardim do Morgado, a que se seguirá a inauguração da
Exposição de Fotografia de Eduardo Gageiro, subordinada ao tema “Fé”.
A animação musical estará presente durante todos os dias. Destaca-se, no dia 11 de Agosto, pelas 22.00h o espectáculo com “Os Azeitonas” e na noite de 16 de Agosto a participação dos “Melech Mechaya”. No entanto, o programa musical é vasto e variado. Do folclore aos concertos de bandas, da “world music” ao rock, do hip-hop ao fado, a variedade musical estará sempre presente.
A vertente tauromáquica, cada vez mais apreciada, é marcada pelas largadas de toiros, nas ruas da vila, onde se destaca a grandiosa largada de toiros nocturna junto ao Chafariz no dia 14. No dia 16 de Agosto terá lugar, pela primeira vez em Arruda, um Cortejo à Antiga Portuguesa e a Corrida de Gala à antiga Portuguesa comemorativa dos 50 anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arruda dos Vinhos. No dia 17 a vertente tauromáquica da festa encerra com a Corrida de Toiros e 12.º Concurso de Ganadarias, acompanhada pela “Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos”.
O encerramento dos Festejos terá lugar no dia 18, com uma Noite de Fados que terá lugar, pelas 22.00h, na escadaria da Câmara Municipal, e que contará com a actuação do grupo de Fados de Coimbra “Capas Negras” e de António Pinto Basto, Raquel Peters e Filipa Cardoso.