Estratégia de prevenção, controlo e erradicação da Vespa velutina na região do Oeste
// 02-03-2022
Com o intuito de assinalar o Dia da Proteção Civil, o Município de Arruda dos Vinhos vai iniciar o projeto promovido pela Oeste CIM, através de uma candidatura ao POSEUR, que visa o desenvolvimento de medidas de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa velutina na região Oeste.
Este projeto tem a duração de 2 anos e prevê a execução de várias ações, desde a instalação de armadilhas para captura e monitorização da espécie, passando pela destruição dos ninhos, bem como reforço da informação e sensibilização e teste de novas técnicas e equipamentos para a deteção e o controlo.
Os seus principais objetivos são:
- Reforçar a capacidade de intervenção na identificação e no controlo da espécie;
- Contribuir para uma melhor divulgação e sensibilização da população em geral;
- Contribuir para o desenvolvimento de estudos na componente de investigação e desenvolvimento com vista à melhoria do conhecimento dos hábitos desta espécie exótica invasora.
Entre os meses de fevereiro e abril, surgem novas colónias de vespa velutina. Com o objetivo de reduzir o aparecimento de novos ninhos primários, serão instaladas, nos próximos dias, 117 armadilhas para captura de vespa asiática no concelho de Arruda dos Vinhos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arruda dos Vinhos apela à população para que não retire ou destrua estes mecanismos, que permitem controlar a presença desta espécie no território do Concelho.
A vespa velutina ou asiática é considerada uma espécie invasora, com vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores.
Para mais esclarecimentos poderá ser contactado o Serviço Municipal de Proteção Civil de Arruda dos Vinhos, proteccao.civil@cm-arruda.pt.