Comunicado aos Arrudenses – suspensão obrigatória do mandato do Presidente da Câmara Municipal

Caríssim@s Arrudenses! É com um misto de emoções que escrevo este comunicado, que é dos mais difíceis que até hoje escrevi.

Recebi um convite, da parte de alguém que muito admiro e prezo, e que nunca virou costas aos Arrudenses, tendo impulsionado processos tão importantes como a Requalificação do Bairro João de Deus e a construção da Variante Rodoviária Externa à Vila, e agora não poderia eu voltar-lhe costas. Após uma reflexão difícil e muito complexa, decidi aceitar esse convite de ser candidato a Deputado da Nação, pelo círculo de Lisboa. A aceitação desse convite tem uma consequência imediata que é, nos termos da Lei Eleitoral para a Assembleia da República (Lei n.º 14/79), ter de suspender o meu mandato de Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos a partir do momento em que a lista de candidatos é entregue em Tribunal (algo que acontecerá no próximo dia 29 de janeiro) e até à data das eleições (10 de março de 2024).

Esta foi de facto uma decisão muito difícil tal como tantas outras que tive de tomar ao longo destes mais de 10 anos à frente dos destinos da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, mas também nesta decisão, procurei colocar Arruda e os Arrudenses sempre à frente!

Em 2019 tinha já recebido um convite, que muito me honrou, por parte de alguém que também muito admiro, para servir o Governo da República, como Secretário de Estado, no entanto resolvi nessa altura declinar o convite, coisa que não me arrependi, e foi com grande sentido de responsabilidade que logo a seguir, coordenei localmente a resposta à pandemia de COVID-19 que o Povo de Arruda dos Vinhos soube dar!

Este reconhecimento de ter recebido o convite para integrar a lista em 15.º lugar (algo que é histórico para o nosso Concelho) é um reconhecimento não só ao André Rijo, mas sobretudo a toda a equipa da Câmara Municipal que trabalhou e trabalha ao longo destes mais de 10 anos em prol da nossa população, e sobretudo aos Arrudenses que ao longo destes anos, por diversas formas contribuíram para a afirmação do território no contexto da região e do país.

O país vive uma situação de grande incerteza e instabilidade política na sequência dos acontecimentos ocorridos no passado dia 7 de novembro. E é nestes momentos de grande instabilidade que os democratas de convicções profundas devem erguer-se para defender a democracia, e a liberdade.

Queria dar uma palavra especial ao Carlos Alves, que terá agora responsabilidades acrescidas neste período, e toda a restante equipa, e depositar neles a confiança inabalável que conseguirão continuar a construir um Concelho cada dia melhor, e a executar o que está previsto executar no Orçamento e Grandes Opções do Plano, aprovados em novembro passado, sem votos contra na Assembleia Municipal.

Muito obrigado a tod@s e até já!
André Rijo