Começaram as obras de requalificação da ETAR de Arruda
// 20-11-2023
Dia 19 de novembro, dia Mundial do Saneamento, ficou assinalado em Arruda dos Vinhos como o dia em que se iniciaram as obras de requalificação da ETAR de Arruda dos Vinhos, futura Fábrica de Água.
Um projeto da responsabilidade das Águas do Tejo Atlântico, com um investimento previsto superior a 5 milhões de euros, que terá capacidade para servir uma população de 20 mil habitantes, e que há muito a autarquia e a população ansiavam.
Na ocasião o Presidente da Câmara, André Rijo, teve oportunidade de fazer uma pequena resenha histórica em relação a este projeto, bem como em relação à cobertura da rede de saneamento no Concelho que, em 10 anos, dobrou a cobertura, cerca de 40% em 2013 e que deverá chegar aos 80% em 2025.
Já em 2024 serão efetuadas as obras de instalação do saneamento na Carvalha e em 2025 terão início as obras em A do Mourão. Duas obras fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população do Concelho, bem como melhorar a cobertura de tratamento de saneamento no Concelho.
O Presidente das Águas do Tejo Atlântico, Nuno Brôco, recordou as dificuldades deste projeto até chegar ao dia de hoje, mas realçou que com a conclusão desta obra, prevista para o primeiro semestre de 2025, vai permitir uma água tratada com mais qualidade e que poderá ser reutilizada para regas.
Salientou, ainda, que mesmo com o decorrer da obra a ETAR nunca deixará de estar em funcionamento, mantendo-se, assim, sempre o tratamento das águas residuais.
A futura Fábrica de Água, levará à remodelação de algumas infraestruturas e construção de outras, como a remodelação das etapas de pré-tratamento, tratamento biológico e de lamas.