MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Participar

Detalhe da Notícia


Avança obra para tratamento de esgotos em A-do-Baço e Alcobelas ansiada há cerca de 30 anos

O sistema de saneamento do concelho de Arruda dos Vinhos irá sofrer mais um importante avanço (prometido e ansiado há cerca de 30 anos), contribuindo assim para a melhoria das condições ambientais e de vida das populações. Em causa está a construção do Emissário de A-do-Baço, cuja cerimónia de assinatura do contrato da Empreitada teve lugar no dia 16 de dezembro, na sede da Associação Recreativa Desportiva e Cultural de A-do-Baço, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, André Rijo, e do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, António Frazão.

A construção do Emissário de A-do-Baço / Alcobelas de Cima – Alcobelas de Baixo marca uma das últimas etapas na melhoria das condições socio-ambientais da região, criando as condições adequadas para a recolha e tratamento dos efluentes (esgotos) de cerca de 700 habitantes dos lugares, nesta fase, de A-do-Baço, Alcobela de Cima, Alcobela de Baixo, da freguesia de Arranhó. Com um comprimento total de cerca de 5 quilómetros no município de Arruda dos Vinhos, permitirá a ligação ao Emissário de Alrota (já existente) e a consequente ligação ao subsistema de saneamento de Bucelas (tratamento na ETAR de Bucelas), localizados no Município de Loures.

Com a conclusão desta obra, prevista para janeiro de 2019, ficam investidos no sistema de saneamento do concelho de Arruda dos Vinhos, em pouco mais de dois anos e meio, mais de um milhão de euros, em infraestruturas como a construção da ETAR de S. Tiago dos Velhos (275 mil euros – entrada em funcionamento em maio de 2016), a construção da ETAR de A-dos Arcos (40 mil euros – entrada em funcionamento em outubro de 2016) e a construção do Emissário de Arranhó (180 mil euros – entrada em funcionamento em junho de 2016). Com este investimento o concelho de Arruda dos Vinhos passou de uma taxa de tratamento de esgotos de cerca de 35% em 2013 para os atuais cerca de 70%, estando definido no Documento Estratégico Arruda2025 que em 2025 esse valor deverá ser superior a 80%.

Em curso está também o projeto de remodelação da ETAR de Arruda dos Vinhos, um investimento de cerca de 1 milhão de euros, a executar durante este novo mandato autárquico. Paralelamente a esta intervenção, a rede de saneamento em baixa de A do Baço entrará também em obra em 2018, devendo posteriormente à conclusão destes trabalhos, em 2019 iniciar-se uma empreitada tendo em vista a beneficiação da Estrada Municipal que serve as localidades de A-do-Baço até Carvalhal (Juntas do Rio).



Print Friendly and PDF

Contatos

Largo Miguel Bombarda
2630-112 Arruda dos Vinhos

263 977 000

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2024 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados