Águas do Tejo Atlântico prepara terceiro concurso para a construção da nova ETAR de Arruda

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e a empresa Águas do Tejo Atlântico visitaram esta manhã a ETAR de Arruda dos Vinhos, para a apresentação pública do projeto de reconstrução daquela infraestrutura que será alvo de um terceiro concurso público a ser lançado, previsivelmente, em setembro próximo.

A ETAR de Arruda dos Vinhos apresenta, desde há muito tempo, problemas de subdimensionamento face ao crescimento que a vila de Arruda e o seu tecido empresarial têm registado dos últimos anos, sendo fundamental e urgente a sua ampliação e modernização, com vista a que possa dar uma resposta mais eficiente e eficaz ao tratamento dos esgotos de Arruda dos Vinhos e assim contribuir para uma melhoria da qualidade do ambiente, de acordo com os níveis hoje exigíveis.

Depois do lançamento de dois concursos públicos que ficaram desertos (o primeiro no valor de 1.650.000€, em 2019 e o segundo de 1.900.000€, em 2020), a Águas do Tejo Atlântico está agora a finalizar a reformulação do projeto que levará ao lançamento do terceiro concurso para a empreitada de conceção/construção da remodelação da Fábrica de Água de Arruda dos Vinhos, uma infraestrutura que permitirá, não só, tratar os esgotos mas também utilizar um recurso hídrico que, depois de tratado, poderá ser usado como matéria-prima plena de recursos para usar, reutilizar, reciclar e valorizar.

Logo ao início do dia, e antes desta apresentação, o presidente da Câmara Municipal, André Rijo e o Vereador do Ambiente, Mário Anágua, visitaram algumas empresas localizadas na Zona Industrial das Corredouras que demonstraram estar a empenhadas e já a realizar investimentos em técnicas e sistemas de pré-tratamento mais eficazes, e que permitem entregar os seus resíduos dentro dos parâmetros legalmente estabelecidos.

Apresentação - ETAR Arruda dos Vinhos